Política industrial contribui para registrar saldo positivo de empregos

O setor industrial de Taubaté registrou saldo positivo de 391 vagas de emprego com carteiras assinadas nos dois primeiros meses do ano. Os dados até fevereiro do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no dia 27 de março.

Esse saldo de 391 vagas na indústria é o resultado de 1.161 contratações contra 770 demissões no período. No geral, abrangendo todos os setores (agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços) foram preenchidos 7.945 postos de emprego na cidade, com 6.559 desligamentos. Dessa forma, o saldo total do município até fevereiro foi de 1.386 vagas. Para o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, os saldos positivos demonstram uma recuperação do setor industrial na cidade. “Os programas do Governo Federal para alavancar a indústria no país e os investimentos anunciados pelas montadoras contribuíram para esse resultado”, disse.

No dia 26 de março, foi assinada a portaria do programa automotivo Mover, que prevê créditos financeiros para inovação e produção. Um dos objetivos do programa é incentivar a geração de mais emprego e renda.

Já o programa Nova Indústria Brasil incentivou as montadoras anunciarem quase R$ 100 bilhões de investimentos até 2032. A economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Renata Belzunces, afirmou que as vagas geradas respondem ao aumento da demanda interna por produtos da indústria, em especial a automotiva. “Esses números poderiam ser ainda melhores se os juros caíssem mais, barateando o financiamento.”

POLÍTICA INDUSTRIAL

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) participou do Seminário Setorial Mobilidade – Política Industrial e Transição justa na construção de políticas públicas, realizado em São Bernardo do Campo. Entre os principais temas do debate estavam o programa Mover (regulamentado pelo Governo Federal); biocombustíveis; cadeia produtiva do ônibus elétrico e o planejamento.

O Sindmetau foi representado pelo secretário de Administração e Finanças, Juarez Ribeiro, que é diretor e coordenador de segmentos da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, a CNM/CUT. “Decidimos que vamos seguir aprofundando o diagnóstico do setor e quais ações precisam ser construídas para organizar e acumular força política para o debate dessa agenda”, afi rmou Juarez, destacando que o grupo irá buscar o apoio de governos e empresários para a criação de mesas tripartides, além da organização de seminários nacional e internacional de política industrial.

Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *