Locomotiva integra acervo de museu de antiguidades

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura no próximo sábado (23), às 10h, um novo atrativo turístico com a entrega da reforma da locomotiva Orenstein & Koppel, fabricada na Alemanha em 1921 e integra o acervo do Museu Paulista de Antiguidades Roberto Lee. A peça histórica ficará em exposição no pátio da Estação Ferroviária Fornovo di Taro, na Avenida Coronel Manoel Inocêncio, região central, onde funciona o Centro de Informações Turísticas de Caçapava.

A locomotiva é considerada uma peça de acervo rara, existindo apenas dois exemplares no Brasil. Ela chegou ao país na década de 1930, encomendada pela usina de cana-de-açúcar Utinga Leão, de Alagoas. Lá, fi cou até abril de 1970, quando foi doada ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, de Caçapava, na ocasião um museu particular. Após a morte do colecionador Roberto Lee, o acervo do museu começou a se deteriorar. A locomotiva Orenstein & Koppel foi uma das peças que fi caram abandonas e expostas à ação do tempo por anos. Em 2011, o acervo do museu foi doado pelos herdeiros à Prefeitura de Caçapava.

Nos últimos anos, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações, seja com recursos próprios ou em parceria com a inciativa privada, para preservação do acervo do museu por meio da reforma e revitalização de alguns itens da coleção, formada por carros antigos e históricos. O objetivo é contribuir para a preservação da memória e fomentar o turismo no município. O processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto de recuperação e reforma da locomotiva Orenstein & Koppel teve início em 2021, com apoio do Instituto História do Trem, de Ribeirão Preto. A peça estava em avançado estado de corrosão, parada no pátio da usina de asfalto, em Caçapava.

A reforma foi custeada com recursos próprios da Prefeitura, por meio de processo licitatório, no valor de 156 mil reais. A Estação Ferroviária de Caçapava, onde a locomotiva fi cará exposta, foi aberta em 1876. A escolha do local para a instalação da peça deve- se ao fato de ser um prédio de grande valor histórico. Foi, por exemplo, o local de embarque e desembarque de muitos soldados do Exército, em Caçapava, para a Segunda Guerra.

A intenção é transformar a área num espaço de atrações turísticas na região central da cidade onde, além do centro de informações, funcionará também um café, com abertura prevista para abril. O objetivo é também divulgar o Museu Roberto Lee e seu acervo, preservando esse ícone da indústria ferroviária mundial. O complexo do vagão e da Locomotiva fi cará aberto ao público para visitação todos os dias.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *