Volkswagen lança oficialmente seu mais novo SUV Made in Taubaté

A Volkswagen lançou o novo Tera no Brasil. O SUV inédito estreia em quatro versões com preço inicial especial de lançamento de R$ 99.990. Produzido em Taubaté, o veículo também é o primeiro carro nacional a contar com inteligência artificial desenvolvida no país. O Tera chegará às concessionárias no dia 5 de junho. O carro contará com as versões MPI, TSI, Comfort e High, sendo que a última conta com o pacote especial Outfit The Town Edition. A Volkswagen trata o Tera como um dos lançamentos mais importantes da marca nos últimos anos, comparando o novo SUV inclusive ao Gol e ao Fusca. Os preços são os seguintes: Tera MPI – R$ 103.990 (preço especial de lançamento, limitado a 999 unidades: R$ 99.990), Tera TSI MT – R$ 116.990, Tera Comfort – R$ 126.990, Tera High – R$ 139.990 e . Tera High + Pacote Outfit The Town Edition – R$ 142.290.

Tera chegará ao mercado nacional no início de junho com valores a partir de R$ 99.990

Um dos destaques do VW Tera é o Otto, a primeira inteligência artificial desenvolvida por uma montadora no Brasil. Com interface inspirada na Kombi corujinha, o Otto é integrado ao app Meu VW 2.0 conta com aprendizado de máquina e pode responder perguntas sobre o próprio carro ou sobre diferentes assuntos, já que é conectado à internet. Para utilizar, basta utilizar a frase “Fala, Otto!”. A inteligência artificial também é integrada aos aplicativos Waze, Google Maps e Apple Mapas, e estará disponível a partir do segundo semestre de 2025, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI.

A primeira aparição pública do Tera foi durante o Carnaval deste ano, no Rio de Janeiro. Ele é a quarta novidade dos 17 lançamentos que a Volks prepara até 2029 no Brasil. Considerado um carro global, o Tera também será comercializado a partir do segundo semestre em mais de 25 países da América Latina, abrangendo mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. O novo VW Tera também chegará em 2027 à África do Sul (onde será produzido), e também a outros mercados no continente africano. O design já era conhecido desde a primeira aparição do Tera no Carnaval. Ele foi totalmente projetado pelo time do designer brasileiro José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca. Na parte dianteira, a assinatura do DRL é exclusiva dentro da marca, com iluminação fracionada. As lanternas traseiras são interligadas e trazem uma solução de iluminação inspirada nos modelos Passat e Tiguan europeus. Chamada de “click-clack”, ela oferece uma luz de posição e outra ainda mais intensa e com a presença de elementos aparentes em outras formas, que surgem quando o pedal do freio é acionado.

A Volks também destacou a coluna ‘C’ do modelo, que tem linhas encorpadas. Na lateral, as rodas são de até 17” com acabamento diamantado na versão High, que também pode ter pintura da carroceria em dois tons com o pacote Outfit. Por dentro, o design é totalmente inédito, com destaque para as novas texturas e materiais de acabamento, que aparentam ser mais refinados do que os do Polo. Em algumas versões, o novo VW Tera também traz superfícies com revestimento emborrachado e iluminação ambiente. O destaque fica para a central multimídia VW Play Connect de 10” em estilo flutuante e o painel digital de 10,25”, além de cinco easter eggs ao redor do carro. As versões mais básicas contam com o painel digital de 8”.

A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume. Até por isso, o SUV conta com uma versão MPI equipada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv do Polo Track, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Já as demais opções trazem sempre o 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo, com câmbio manual de cinco marchas na versão TSI e automático de seis velocidades nas opções Comfort e High. O modelo ainda terá o pacote Outfit The Town Edition, que celebra o evento do qual a VW é patrocinadora. O pacote inclui rodas de 17” escurecidas, revestimento exclusivo nos bancos, portas e painel, além de teto e retrovisores na cor Preto Ninja e badges exclusivos na coluna C.

O Tera chega ao mercado em seis cores: Preto Ninja (gratuita), Branco Cristal (R$ 900), Azul Ártico (R$ 1.750), Prata Lunar (R$ 1.750), Vermelho Hypernova (R$ 1.750) e Cinza Platinum (R$ 1.750). Dentre os equipamentos de série, todas as versões contam com seis airbags, frenagem autônoma de emergência com proteção de pedestres, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, detector de fadiga e sensor de pressão dos pneus de série. Também equipam todas as versões os faróis e lanternas são em LED, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa. Para as versões Comfort e High, ainda há ACC, chave presencial com partida em botão e volante multifuncional revestido em couro. No caso da versão High, o painel tem tela de 10,25”, o ar é digital e há carregador por indução. Como opcional, ainda há o pacote ADAS com assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *