O turismo brasileiro continua registrando alta em seus indicadores. Em abril de 2024, o índice de atividades turísticas apontou uma expansão de 4,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram informados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e anunciada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A 37ª taxa positiva seguida foi impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens.
No primeiro quadrimestre de 2024, o acumulado mostra uma expansão de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já com relação a março deste ano, o crescimento é de 2,3%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia de COVID-19. “Os números não mentem! O turismo brasileiro está em plena expansão, registrando taxas positivas em todas as comparações.
E a nossa expectativa para o segundo semestre é ainda maior. Teremos importantes reuniões do G20, férias do meio do ano, Salão do Turismo, Feirão Nacional do Turismo e outros eventos que movimentarão a atividade turística em todo o país”, ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino. O destaque está no aumento do volume de transporte de passageiros, que em abril de 2024 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a março deste ano, o aumento foi de 10,2%. Dessa forma, o segmento se encontra, no quarto mês do ano, 3,2% acima do nível pré-pandemia.
Em termos regionais, oito das 12 UF’s onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Bahia (30,0%) e Minas Gerais (15,3%), seguidos por Paraná (11,3%) e São Paulo (2,3%).
A 37ª taxa positiva seguida foi impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, hotéis, locação de automóveis e agências de viagens.
ESTÍMULO O Ministério do Turismo atua para incentivar os brasileiros a viajar mais pelo país. Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e as principais companhias do setor. O programa envolve a ampliação da oferta de novos voos e rotas, a possibilidade de “stopover”, adesivagem de aviões com imagens de destinos nacionais e a divulgação de áudios nos aviões, estimulando visitas a atrativos do país. Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história brasileira, tem um projetopiloto desenvolvido em Brasília e cidades do entorno da capital federal. FÉRIAS DE JULHO Com a proximidade das férias do meio do ano, viagens pelo Brasil já estão sendo programadas, especialmente por famílias. Segundo um levantamento do site Booking.com, houve aumento de 112% na busca de passagens aéreas para este perfi l. O resultado corrobora dados da pesquisa Tendências de Turismo do Ministério do Turismo, segundo os quais 55% das viagens realizadas pelos brasileiros são com parentes. O Booking também mediu a procura por acomodação em destinos nacionais ante o mesmo período do ano passado. Duas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ubatuba e Ilhabela, fi guram entre as cinco que mais cresceram na lista de interesse das famílias brasileiras para as férias do meio do ano, com datas entre os meses de junho e agosto de 2024. O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemora os dados do levantamento da plataforma. “Mais pessoas viajando pelo Brasil é tudo o que a gente quer, e o Governo Federal tem somado vários esforços neste sentido. Nós temos trabalhado por isso e para que as experiências dos turistas sejam agradáveis, seguras e positivas não apenas para o viajante, mas para todos os trabalhadores e empresários do setor” destaca Sabino. Em outro levantamento recente, o Booking apontou que 60% das famílias brasileiras querem viajar para destinos econômicos. Conforme o mesmo estudo, passar tempo de qualidade junto a parentes é o desejo de 66% dos turistas, e outros 54% pretendem conhecer novos lugares. A pesquisa do site considera como família grupos com ao menos uma criança ou adolescente.
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