O Departamento de Ciências Jurídicas e Internacionais UNITAU recebeu, neste mês, um novo grafite que transmite uma mensagem de justiça social e empatia. A obra foi produzida pelo egresso do curso de Serviço Social, Valdir Ferreira da Silva, conhecido artisticamente como VEERE, e integrou a programação da 45ª Semana Jurídica.
Localizado próximo à cantina do departamento, o mural tem como propósito provocar reflexão e convidar a comunidade acadêmica a enxergar além do que está diante dos olhos. “O grafite nos leva a olhar para dentro de nós, assim como a moça na obra, ela está olhando para dentro de si, e é esse olhar que precisamos ter com o próximo, devemos olhar para além das aparências”, explica o artista.
O egresso explica ainda que a escolha do tema se revela nos detalhes do grafite. Para retratar a personagem, utilizou tons de cores próximas que destacam as sombras no cabelo e acrescentou elementos de conexão pessoal. “As mãos que estão desenhadas no grafite são minhas, pois há uma alusão à minha dor. Tenho uma cicatriz no punho, assim como a que aparece na pintura”, relata.
O trabalho demandou técnicas diferentes das usadas em produções de rua. “Na rua, muitas vezes, o trabalho precisa ser feito rapidamente, por diversos fatores. Aqui, tive tempo para me dedicar à criação”, afirma.
A obra, que pode ser conferida por toda a comunidade acadêmica, é acompanhada pela frase escolhida pelo artista: “Empatia é enxergar a dor invisível; justiça é agir para que ela não se repita”.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.