Jogos Paralímpicos Taubaté conta com 4 convocados

A equipe de Paratletismo de Taubaté, do Programa Esporte Para Todos, teve quatro integrantes oficialmente convocados para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O anúncio oficial aconteceu na última semana pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A lista taubateana contará com o estreante André Rocha, de 47 anos. Um dos mais experientes do projeto paralímpico de Taubaté, André disputará pela primeira vez na carreira uma Paralimpíada. Ele competirá no Lançamento de Disco (classe F52, para atletas cadeirantes com comprometimento no tronco, mãos e pernas). O taubateano é o atual campeão mundial e recordista mundial da prova.

A vaga nos Jogos de Paris foi conquistada no dia 25 de fevereiro deste ano, na disputa do Desafio CPB/CBAt, em São Paulo. Na ocasião, André fez a marca de 20,57m, ultrapassando o índice mínimo de classificação para os Jogos. Em maio, ele ratificou a vaga ao conquistar o título de Campeão Mundial do Lançamento de Disco F52 em Kobe, no Japão, confimando sua classificação direta para as Paralimpíadas. “É um dos momentos mais felizes da minha vida e, sem dúvidas, um ponto alto da minha carreira no esporte. O sonho de todo atleta é estar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e hoje estou realizando este sonho oficialmente. Não pude disputar os Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2021 por razões extra-campo, e foi duro não ter defendido o Brasil em ocasiões onde eu tinha totais condições de ser medalhista. Mas eu nunca desisti desse sonho e desde que retornei às competições, em 2022, a meta era estar nos Jogos de Paris. A primeira parte da missão está cumprida. Agora é trabalhar duro para buscar uma medalha para o Brasil.”, comentou André.

Quem também foi confirmado na lista foi Alessandro Rodrigo da Silva, de 39 anos. O atleta é atual bicampeão Paralímpico do Lançamento do Disco, tendo conquistado Ouro na prova da classe F11 (para deficientes visuais) nas edições do Rio 2016 e Tóquio 2021. Alessandro disputará sua terceira Paralimpíada da carreira, e além do Disco, onde tentará o tricampeonato paralímpico, também brigará por medalha no Arremesso de Peso. Na última Paralimpíada, disputada em Tóquio, na prova do Peso o taubateano conquistou a medalha de Prata. A lista de atletas do Programa EPT que estarão em Paris conta ainda com Edneusa Santos, de 47 anos, que disputará a Maratona (classe T12, para deficientes visuais). A atleta vai para sua segunda experiência em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2021, Edneusa conquistou a 4ª colocação na Maratona. Quem também foi convocado e vai estrear em Jogos Paralímpicos é o técnico Diego Cascardo.

Treinador dos lançadores e arremessadores do time de paratletismo taubateano, Diego iniciou no projeto em 2018 como estagiário, e posteriormente assumiu como um dos treinadores da equipe. O técnico de Taubaté já teve experiências em competições internacionais com a Seleção, com destaque para os Campeonatos Mundiais de Paris 2023, na França, e Kobe 2024, no Japão. Agora ele vai pela primeira vez integrar a Comissão Técnica da seleção brasileira nas Paralimpíadas. “É uma honra e emoção muito grande essa convocação para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos.

É o maior evento do planeta, e poder estar lá já é um sonho realizado e um reconhecimento pelo trabalho de tantos anos que estamos desenvolvendo aqui em Taubaté. Teremos muito trabalho e responsabilidades junto à Seleção em Paris. O Brasil chegará com a expectativa de fazer uma campanha histórica nos Jogos, e vamos com muito foco para cumprir essa missão com nossos atletas.”, comentou Diego Cascardo. O Comitê Paralímpico Brasileiro convocou um total de 70 atletas na modalidade Paratletismo para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris, mais 16 atletas-guia. A Paralimpíada começa em 28 de agosto e vai até 08 de setembro.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *