A cidade de Taubaté será uma das 120 sedes de mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento acontecerá em Taubaté no dia 14 de junho, a partir das 08h, no Complexo Esportivo da CTI. As atividades acontecerão ao longo do período da manhã. O Festival proporciona a experimentação de modalidades paralímpicas de forma lúdica para crianças e adolescentes com e sem deficiência. Serão oferecidas atividades de vivência prática nas modalidades Paratletismo, Parabadminton e Bocha Paralímpica, além de atividades de recreação para a garotada. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e da Secretaria de Educação.
Poderão participar do Festival Paralímpico em Taubaté crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com ou sem deficiência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente de forma pela internet, no endereço eletrônico: https://acesse.one/ch9dW Serão aceitas inscrições também no dia do evento. Os participantes receberão gratuitamente uma camiseta do evento.
O Festival Paralímpico 2025 vai ocorrer em duas edições, da mesma forma que nos dois anos anteriores. A segunda data será no dia 20 de setembro, às vésperas do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. O município de Taubaté é um dos 25 Centros de Referência do CPB, o que dá à cidade o status de um dos polos de desenvolvimento e difusão do Esporte Paralímpico especialmente entre crianças e adolescentes com deficiência.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. “O Festival Paralímpico já se tornou parte do calendário de eventos esportivos de Taubaté e para nós, do Centro de Referência Paralímpico, é motivo de muito orgulho mais uma vez realizarmos essa grande festa. Estamos preparando um evento muito bacana, contando com professores especializados em esportes paralímpicos atuando diretamente nas vivências, e também com apoio de voluntários que darão todo o suporte. Convidamos as famílias a comparecerem e levarem seus filhos, sejam eles deficientes ou não, para ter essa experiência com a comunidade paralímpica de Taubaté”, disse Diego Cascardo, Coordenador do Centro de Referência Paralímpico de Taubaté.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.