Mestres e mestras da cultura taubateana deram início a aulas magnas no Campus Humanidades da Universidade de Taubaté – composto pelos Departamentos de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia. Os encontros entre os expoentes culturais e os universitários são viabilizados por meio do Projeto “Hoje é Dia de Mestre”, com fomento de emenda impositiva municipal e realização da Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade.
Abertura da atividade aconteceu no último dia 26 com o pesquisador da cultura rural Silésio Tomé
A coprodução é do Pontão da Rede, Ponto de Cultura Escola de Mídia Comunitária, Ponto de Cultura Caipira Filmes, Ponto de Cultura Kilometrarte, Ponto de Cultura Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções e Frenavatec. “A cada dia, um expoente cultural irá compartilhar conhecimentos e promover diálogos com a comunidade acadêmica e o público presente, sobre suas vivências, saberes e fazeres. Com isso, aproximamos o conhecimento acadêmico e o tradicional, fortalecendo nossa cultura”, conta a produtora executiva, jornalista Cláudia Mello. A abertura da atividade aconteceu no último dia 26 de agosto com o pesquisador da cultura rural Silésio Tomé, do Projeto “Sertões de Taubaté”. O mestre da oralidade abordou o tema “História, memória, economia criativa, turismo rural, tropeiros e carreiros”. Na próxima segunda-feira (1), às 19h, a gestora cultural e professora Tina Lopes conversará sobre “O teatro no cenário cultural da cidade e na educação”. Na terça-feira (02), às 19h, a professora e escritora Kátia Rico irá explanar sobre “Os indígenas na formação cultural do Vale do Paraíba”. Já na quinta-feira (04), às 19h, o colóquio será com o artista multivisual Valdir Rodrigo sobre “A arte urbana como expressão e resistência”. O encerramento das atividades será na sexta-feira (5), também às 19h, com o luthier Flávio Itajubá, fundador do Maracatu Baque do Vale, discorrendo sobre “A música como fator de educação e transformação”.
Confira a programação:
– 01/08, segunda-feira, 19h: Profª. Tina Lopes – “O Teatro no Cenário Cultural da Cidade e na Educação”
– 02/09, terça-feira, 19h: Profª. Kátia Rico (Cateretê Projetos e Eventos) – “Os Indígenas na Formação Cultural do Vale do Paraíba”
04/09, quinta-feira, 19h: Mestre Valdir Rodrigo (Coletivo Anartista) – “A Arte Urbana Como Expressão e Resistência”
05/09, sexta-feira, 19h: Mestre Flávio Itajubá (Maracatu Baque do Vale) – “A Música Como Fator de Educação e Transformação”.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.