A cidade de Aparecida recebe nesta semana inúmeros fiéis que vem ao Vale do Paraíba celebrar o Dia da Padroeira. A Voz do Vale & Região separou dez locais no município que poderão servir como pontos turísticos aos visitantes. Confira!
1. Basílica de Nossa Senhora Aparecida
O Santuário Nacional de Aparecida é um marco da religião católica no Brasil. Para ter uma ideia da dimensão, a igreja é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O grande atrativo da igreja é a imagem de Nossa Senhora Aparecida, exposta em um nicho especial e protegido, tornando-se um local de passagem de devotos de todo o mundo. A capacidade da Basílica é de 45 a 70 mil pessoas, e o Santuário de Aparecida recebe, em média, 13 milhões de visitantes anualmente. O recorde de visitação em um único dia aconteceu em 14 de novembro de 2010, quando 245.023 pessoas passaram pela igreja.
2. Caminho do Rosário
Começando o turismo religioso pela cidade, o Caminho do Rosário é uma parada obrigatória. Ligando a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, o trajeto, que foi revitalizado recentemente, conta a história da vida de Jesus Cristo com cenários que retratam os Mistérios do Rosário. São 20 imagens, que misturam o paisagismo do entorno com esculturas para mostrar os passos mais importantes da vida de Jesus, conforme os mistérios contemplados durante a oração do terço. O caminho todo tem pouco mais de 1 km de extensão em cada trecho (ida e volta: 2 km), e em uma caminhada tranquila, é possível percorrê-lo em torno de 20 minutos, mas como a ideia é levar a reflexão religiosa sobre os Mistérios, o passeio pode levar um tempo bem maior, contando as paradas para orações e admiração dos cenários.
3. Porto Itaguaçu em Aparecida
Localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, no local foi encontrada a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. Logo depois, após cruzar a linha do trem, fica a Feira Modelo do Porto Itaguaçu, com lojinhas para compra de lembrancinhas, e a Igreja de São Geraldo, primeira “casa” da imagem de Nossa Senhora.
4. Trem do Devoto
Caso você prefira ter mais conforto ou tenha alguma limitação para se locomover, é possível fazer o Caminho do Rosário com o Trem do Devoto. Ele sai da Cidade do Romeiro, em horários pré-determinados. O ingresso pode ser comprado na hora. É possível fazer apenas um dos trechos (ida ou volta), que levam pouco mais de 10 minutos cada.
5. Passarela da Fé
A Passarela da Fé é mais um ponto turístico emblemático de Aparecida. É por ela que passa a maioria dos devotos que sai do Santuário Nacional em direção à Basílica Histórica (ou Basílica Velha). Saindo da catedral mais nova, o trajeto é quase todo de subida. Em um ritmo normal de caminhada, são pouco mais de 5 minutos andando de uma ponta à outra, mas não é raro ver pessoas pagando algum tipo de promessa ao subir a Passarela da Fé, fazendo o caminho de joelhos, por exemplo. No fim da passarela, está a Galeria Recreio, um mini shopping com lojas de lembrancinhas, restaurante e o acesso à basílica velha, que fica quase em frente. No entorno da igreja, mais opções de comércio popular e algumas lanchonetes.
6. Basílica Velha
A Basílica Velha é mais um ponto de turismo e peregrinação imperdível em Aparecida. A bela igreja data de 1834 e têm missas diárias, além de poder ser visitada em outros horários. Após ser encontrada no rio e com a pesca milagrosa que ocorreu em seguida, a pequena imagem de Nossa Senhora foi levada para a casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso. Com os diversos milagres, a fama se espalhou e cada vez mais pessoas vinham ao local ver a imagem, o que levou à construção de uma pequena capela, substituída por uma maior em 1734 e novamente ampliada para atual Basílica Histórica, cem anos depois.
7. Morro do Cruzeiro
O Morro do Cruzeiro é o ponto de chegada (ou de partida) do passeio de bondinho em Aparecida. No topo, fica a Torre do Mirante, que oferece uma vista panorâmica para o Santuário Nacional, Rio Paraíba do Sul e parte da cidade de Aparecida. O bondinho (ou teleférico, se preferir) sai de um ponto em frente à Catedral. É possível fazer o passeio completo (subida e descida) ou apenas um deles. Também é possível subir o Morro do Cruzeiro a pé.
8. Centro de Apoio ao Romeiro
O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) é um local que serve para acolher os visitantes. Construído em forma de ostensório, ele é mais conhecido como o shopping de Aparecida, pela praça de alimentação e muitas lojas no local. Ligado ao Santuário por um caminho coberto (embora haja obras em andamento que desviem um trecho por fora), o Centro tem diversas opções de restaurantes e lanchonetes, banheiros, postos de serviços e lojinhas de utilidades, lembrancinhas e imagens religiosas. O Centro de Apoio pode ser o seu ponto de parada para o almoço ou um lanche durante o dia de passeio.
9. Morro do Presépio
O Morro do Presépio também fica na área do Santuário Nacional de Aparecida. Nele, é possível quase que caminhar em meio à história do nascimento de Jesus, com mais de 70 esculturas, em uma área com mais de 7 mil metros quadrados. Por ser um pouco acima do nível do estacionamento, também reserva um belo ponto para fotos da Basílica. No Morro há também um lago que remete à história do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba dao Sul. Entre as esculturas, estão o Poço dos Três Pescadores, com referência à localização da imagem de Nossa Senhora, o Caminho dos Magos, o campo de pastores e o Presépio, que dá nome ao local.
10. Museu de Cera de Aparecida
O Museu de Cera de Aparecida é uma atração para quem gosta de conferir imagens com detalhes. São 68 ao todo, e parte do acervo fez parte do Memorial da Devoção, que ficava no estacionamento do Santuário e foi desativado. Há também 20 cenários dedicados exclusivamente à Nossa Senhora e milagres atribuídos à santa. A visita pelo museu é guiada e dura em torno de 40 minutos. Não é permitido tirar fotos das imagens.
Algumas partes históricas contadas no museu são, obviamente, idênticas ao que é encontrado no museu do Santuário, com a diferença das imagens de personagens importantes na história da cidade de Aparecida e da religião católica, como Madre Teresa de Calcutá, uma das imagens mais realistas do museu.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.
