A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, em adesão ao Outubro Rosa, intensificou as ações para conscientização e importância dos cuidados com a saúde da mulher. Durante todo o mês as UBS (Unidade Básica de Saúde) irão estimular a coleta de preventivo, exames de mama, além de promover nas salas de espera, atividades de orientação. As unidades, de Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico) e ESF (Estratégia Saúde da Família) irão promover o Dia D para que as mulheres tenham facilitados os procedimentos mencionados.
A orientação é de que a realização de exames de rastreio e detecção sejam realizados na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência de cada mulher. É também recomendação da Secretaria de Saúde que mulheres a partir de 40 anos realizem a mamografia e que a coleta de preventivo seja realizada a partir dos 25 anos até os 64 anos, a cada 3 anos. A detecção precoce de doenças garante diagnósticos rápidos e tratamentos adequados, aumentando consideravelmente as chances de cura.
No município, a campanha irá também incentivar as adolescentes, com idades entre 15 e 19 anos, a se vacinarem contra o HPV. Iniciativa importante, visto que a cobertura vacinal para este público está abaixo do esperado e há orientação do Ministério da Saúde para que se intensifique a busca ativa por estas jovens.
10 de outubro – Paduan; Três Marias II;
13 de outubro – Novo Horizonte; Cidade Jardim; Continental;
14 de outubro – Estiva; Jaraguá; Baronesa
15 de outubro – Estoril; Marlene Miranda; Gurilândia; São Carlos;
16 de outubro – Santa Tereza; Vila Marli; Paiol;
17 de outubro – Santa Isabel; Vila Velha; Registro; São Gonçalo;
20 de outubro – UBS Independência; São Geraldo; Barreiro; Chácaras Reunidas; Santo Antônio;
21 de outubro – Bonfim; Pinheirinho; Planalto; Resende; Fazendinha; São José;
22 de outubro – Planalto; Belém;
23 de outubro – Caieiras; Água Quente
24 de outubro – Esplanada; Piratininga; Monjolinho; Ana Rosa; Bosque; Chácara Silvestre;
30 de outubro – Parque Aeroporto.
Campanha Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990 com o objetivo de alertar a sociedade quanto a importância da detecção precoce do câncer de mama, que é um dos tipos de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a 25% dos novos casos de câncer por ano, conforme o INCA. A doença é mais comum a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, de forma mais rara, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O aumento dos casos de câncer de mama fez o movimento ganhar força no decorrer dos anos e a cor rosa é utilizada durante todo o mês de outubro em várias cidades do mundo para chamar a atenção da sociedade para a causa. O tratamento depende do tipo de tumor e também do estágio de cada doença. Para cada tipo de câncer de mama haverá um tratamento específico. Formas de tratamento: Cirurgia, Radioterapia, Quimioterapia e/ou Hormonioterapia.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

