Ondas de frio intenso podem acontecer no Brasil ainda este ano

O fenômeno meteorológico La Niña está retornando e deve trazer mudanças ao clima global, trazendo severas ondas de frio que podem chegar até o Brasil. Após um período de El Niño, caracterizado por um aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o La Niña causa o efeito contrário: um resfriamento das águas do Pacífico oriental. Essa mudança pode ter implicações profundas nas condições climáticas de várias regiões, incluindo ondas de frio intenso que podem atingir o Brasil nos próximos meses.

A POSSÍVEL ONDA DE FRIO

O La Niña, dura de um a três anos, e provoca um resfriamento das águas do Pacífico, afetando o clima mundial de diversas maneiras. Em geral, La Niña é associada a condições mais úmidas em partes do norte do Brasil, Austrália, Sudeste Asiático, Índia e sudeste da África. A influência do La Niña no Brasil é complexa e pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo a intensidade do fenômeno e as condições climáticas pré-existentes.

Em geral, o sul do Brasil pode experimentar ondas de frio mais intensas e prolongadas. Isso ocorre devido ao enfraquecimento dos ventos alísios que normalmente aquecem a região. Com a água do Pacífico mais fria, há uma maior probabilidade de que massas de ar frio da Antártida avancem mais ao norte, atingindo o sul do Brasil com mais frequência e intensidade.

As temperaturas globais ainda estarão elevadas devido às emissões de gases de efeito estufa. Esses gases já aumentaram a temperatura média global em pelo menos 1,2°C em comparação com o final do século XIX. Portanto, mesmo com o La Niña, esperase que 2024 esteja entre os cinco anos mais quentes já registrados.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *