O curso de Direito da UNITAU realizou entre os dias 5 e 9 de maio, no Departamento de Ciências Jurídicas e Internacionais, a 1ª Semana Jurídica “Prof. Robison Baroni”, com uma programação que combina tradição acadêmica, inovação pedagógica e homenagens à ética profissional. O evento foi aberto à comunidade e contou com a presença de autoridades da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), profissionais da segurança pública, pesquisadores internacionais e egressos da Universidade.
A proposta foi preencher o primeiro semestre letivo com uma semana dedicada à formação crítica e prática dos alunos. “É uma semana pedagógica, que busca integrar teoria e prática, além de destacar o papel do Professor Robison Baroni, que foi referência na ética na advocacia”, afirma um dos organizadores do evento, o Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior.
Participação ativa das Ligas Acadêmicas
A Liga Acadêmica da Justiça, responsável pela comunicação do evento, divide a organização das atividades com as Ligas de Arbitragem, Júri e Exames e Concursos. Na quarta-feira (7), a Liga de Arbitragem lançou oficialmente a Câmara Simulada de Mediação e Arbitragem espaço onde os alunos aprenderão na prática sobre resolução alternativa de conflitos, conforme a legislação brasileira. No mesmo dia também foi promovida uma palestra sobre holdings patrimoniais, com a presença do Procurador do Estado de São Paulo, Dr. Nuno Roberto Coelho Pio. Na quinta-feira (8), a Liga do Júri promoveu um dia voltado à segurança pública e ao direito penal. As atividades incluíram uma palestra com a participação de representantes da Polícia Civil, Militar, Guarda Civil Metropolitana, Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal (IML), e duas mesas redondas à noite: uma sobre a influência da mídia no Tribunal do Júri e outra sobre o feminicídio como crime autônomo.
Internacionalização e integração com a pós-graduação
Na sexta-feira (9) aconteceu uma dimensão internacional, com a presença de pesquisadores do México, que se reuniram com alunos da graduação, mestrado e doutorado. Pela manhã, uma palestra virtual com egresso da instituição, atualmente Presidente da Associação Japonesa de Pais e Professores, Prof. Chenier Rossi, abordou as carreiras jurídicas no Japão. À noite, os pesquisadores mexicanos participaram de uma mesa com os alunos, reforçando o caráter multidisciplinar e global do evento.
“Evento foi aberto à comunidade e contou com a presença de autoridades da OAB, profissionais da segurança pública, pesquisadores internacionais e egressos da Unitau”
Homenagens a Robison Baroni
A programação tem como eixo central o legado do professor e jurista Robison Baroni. Falecido em 2018, ele foi docente da UNITAU e presidente do Tribunal de Ética da OAB-SP e relator do Código de Ética e Disciplina da Ordem, em 1994. Durante mais de dez anos, Barone atuou na defesa dos princípios éticos da profissão e produziu uma vasta obra jurídica, incluindo três edições de cartilhas e mais de dez volumes com julgados do tribunal.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.