Colégio Externato completa 100 anos

O Colégio Externato, de Pindamonhangaba, completa 100 anos neste mês. Um século de muita dedicação à educação e também de grande evolução para o aprendizado de alunos e profissionais que já passaram pela unidade nesses 100 anos de existência.

As boas lembranças vêm à mente de uma das gestoras mais antigas do Externato São José, Terezinha Zenita Novaes Braga Schmidt. Dona Terezinha, trabalhou no colégio durante 20 anos. Hoje, aos 90 anos de idade, ela se recorda das mudanças na parte física e principalmente nos alunos. “Era uma fase de muita luta, em que os secretários e coordenadores da escola tiveram um papel muito importante, que culminou no que o colégio é hoje: base da educação religiosa e pedagógica”, ressalta Dona Terezinha. Para ela, o Externato representa hoje uma referência para a cidade.

“A maior parte da nossa juventude de Pindamonhangaba estudou no Externato. Temos muito orgulho disso”, diz. Muitas autoridades na cidade e em nível nacional, bem como médicos e outros profissionais, estudaram no Externato, como Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ex-governador de São Paulo, por exemplo.

História

O processo para a instalação do Colégio Externato iniciou em 1921, quando quatro Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem, oriundas da Alemanha. Em 1924, as quatro Irmãs (Maria Bonifácia Vordemayer, Maria Dionysia Seidl, Maria Tadéa Schnsbreinther e Maria Leonarda Ganghofer) fundaram a Escola. O foi dado pela devoção ao Santo Patrono da Igreja, Pai adotivo e Educador do Menino Jesus.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *