Caçapava – Eventos de carros antigos movimentam a região no fim de semana

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, de Caçapava, receberá dois eventos de carros antigos com programação gratuita. Nos dois dias, a entrada será solidária com a doação de um quilo de alimento em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Parte do que for arrecadado será destinado também ao Fundo Social de Solidariedade.

No sábado (18), a partir das 9h, a atração será o “1º Open Garage Regional – Hot Rod Brothers Brasil”, regional Vale do Paraíba. No domingo, dia 19, também a partir das 9h, o destaque fica por conta da 3ª edição do Chevy Weekend Retrô. O Hot Rod Brothers é grupo de amigos que viaja com seus Hot Rods pelo Brasil. É composto por entusiastas do antigomobilismo e que são proprietários de veículos reconhecidos como antigos, Hot Rods, carros modificados, Muscle Cars, Pickups, nacionais e importados, para uso nos passeios, encontros e eventos do grupo. O objetivo é fomentar o turismo Hot Rod para os destinos selecionados. Atua sempre com foco na união de todos seus integrantes. O grupo promove, entre seus integrantes, reuniões, passeios, encontros sociais e culturais, filantropia com doações voluntárias de bens materiais e alimentos a instituições. Atualmente, conta com 180 participantes, divididos em 22 regionais. Neste ano, Caçapava foi incluída na agenda de evento do grupo. O objetivo é “prestigiar a cidade e o Museu Roberto Lee, reconhecendo a iniciativa de ser tornar a Capital do Antigomobilismo. O evento tem o apoio da Prefeitura de Caçapava.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO

11h – Abertura ao Público e Praça de Alimentação 11h às 12h – Chegada dos Participantes do Hot Rod Brothers 12h às 14h – Show Banda Country Bando 14h30 às 15h30 – Show Banda The Valvestate 15h30 às 16h – Pronunciamento do Hot Rod Brothers Brasil e Doação do Compressor para o Museu Roberto Lee de Caçapava 16h às 17h – Continuação do Show da Banda The Valvestate 17h30 às 19h30 – Show da Banda 3D 20h – Encerramento

3º CHEVY WEEKEND RETRÔ

No domingo, dia 19h, a partir das 9h, o Museu Roberto Lee recebe a terceira edição do Chevy Weekend Retrô, evento que reunirá atrações como exposição de carros antigos, feira de artesanato, shows musicais, espaço kids gratuito, área de alimentação com food trucks, entre outras atrações. A entrada também é solidária com a doação de um quilo de alimento em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Parte do que for arrecadado será destinado também ao Fundo Social de Solidariedade do Município. Organizado pelos clubes de carros antigos Opaleiros do Vale e Trezemermo, de São José dos Campos, o evento celebra a marca Chevrolet, mas todas as demais marcas são bem-vindas ao encontro.

Objetivo é “prestigiar a cidade e o Museu Roberto Lee, reconhecendo a iniciativa de ser tornar a Capital do Antigomobilismo.

PROGRAMAÇÃO – DOMINGO

09h – Abertura dos portões 09h30 – Show com DJ Marcelo Belloni 11h45 – Motores de Bancada (Garagem Pitstop) 12h – Apresentação Star Wars 13h – Apresentação do Palhaço Bambulino 14h15 – Motores de Bancada (Garagem Pitstop) 14h30 – Show com a Banda Máquina Lá 17h – Encerramento

O MUSEU

O museu Paulista de Antiguidades Mecânicas teve o início de sua história em 1963, na rua Tuiuti, na cidade de São Paulo. Ainda no ano 1963, devido à importância de seu acervo, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto/Lei n°42.252. Em consequência disso, Roberto Lee se tornou o primeiro colecionador a fundar oficialmente um museu brasileiro de antiguidades mecânicas com visitação aberta ao público.

No ano seguinte (1964), o acervo foi ficando cada vez maior e acabou sendo transferido para a cidade de Caçapava, no Vale do Paraíba, para um dos galpões que pertencia a família Matarazzo, na Fazenda Esperança. Naquela época chegaram a ficar expostos inúmeros veículos, que eram verdadeiras obras de arte da indústria automobilística, incluindo também alguns motores de automóveis e de aeronaves, várias miniaturas e documentos.

Em 1975, após o falecimento de Roberto Lee, o museu passou para os cuidados de seu pai, Fernando Lee, e permaneceu ainda instalado na Fazenda Esperança. Em 1982, o acervo foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo, com o intuito de manter a sua conservação. Com o falecimento de seu pai, em 1993, o museu acabou sendo efetivamente fechado. Por essa razão, infelizmente, perdeu uma parte de seu acervo. Muitos carros foram resgatados por seus originais donos, que haviam cedidos os veículos em regime de comodato para que ficassem em exposição no museu. O restante acabou sendo abandonado no galpão, que era invadido com frequência sofrendo ações do tempo, de vandalismo e até mesmo tendo peças furtadas.

Já em 2009, foram iniciadas negociações para doação do acervo para o município de Caçapava. A partir de 2011 o município passou a ser, de modo efetivo, responsável pela coleção do museu. A doação do acervo do museu para Caçapava foi tão importante para a história da cidade, que em 2016 ela foi declarada Capital Nacional do Antigomobilismo.

 


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *