O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência Sexual (GAVVIS), projeto da Pró-reitoria de Extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU), está promovendo nas escolas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba diversas palestras com informações essenciais sobre prevenção e enfrentamento da violência sexual para a comunidade, visando tornar as unidades em ambientes seguros e acolhedores. A ação vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5 que está ligado à igualdade de gênero.
Retratar esse assunto é vital no contexto do país, visto que, segundo dados da última edição do Atlas da Violência, em 2022 foram registrados 221.240 casos de violência contra meninas e mulheres, com 81% dos casos sendo nas próprias residências. A importância da iniciativa reside na conscientização e educação da comunidade escolar por meio de palestras educativas, dinâmicas e material informativo, capacitando professores, alunos e gestores a reconhecerem sinais de violência, agindo de maneira proativa na prevenção deste grave problema social. “Durante as palestras promovidas pelo GAVVIS, a comunidade escolar demonstra significativo interesse pelo tema da violência sexual.
A participação ativa dos professores e funcionários indica um engajamento positivo e uma disposição para compreender profundamente as causas, consequências e medidas preventivas relacionadas à violência sexual” explica a coordenadora do projeto e docente do curso de Enfermagem da UNITAU, Profa. Ma. Ana Cláudia de Lima. Os universitários têm a oportunidade de participar da atividade na qual, além de levar conscientização, contribui para seu desenvolvimento não só acadêmico, mas também humanitário.
“A participação dos universitários enriquece o ambiente acadêmico com perspectivas inovadoras e compromisso ético, promovendo um ciclo contínuo de aprendizado e engajamento social na luta contra a violência sexual”, ressalta a docente. SOBRE O GAVVIS O Grupo de Apoio completa 20 anos em 2024 e conta com o atendimento de urgência no Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia (PSGO) e Pronto Socorro Infantil (PSI) do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), em qualquer dia e horário. Após o atendimento de urgência, o acompanhamento da vítima é realizado pela equipe multiprofi ssional às segundas-feiras a partir das 14 horas, no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do HMUT. O grupo atende vítimas de ambos os sexos e de qualquer idade.
Além de assistência de saúde, o GAVVIS também leva orientação jurídica para as vítimas que precisam de forma gratuita. “As vítimas devem comunicar imediatamente a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e elas podem ser atendidas ainda dentro do hospital quando comparecem às segundas-feiras, no período da tarde. Fora desse período, as vítimas também são atendidas no Escritório de Assistência Jurídica do Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU”, declara o docente do curso de Direito, Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.