Exposição “Taubaté Através do Tempo”

A história de Taubaté, que completou 380 anos de Taubaté no último dia 5 de dezembro, é contada em detalhes no Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano, por meio da exposição de longa duração “Taubaté Através do Tempo”, que apresenta um panorama abrangente da formação e evolução do município.

A mostra reúne um amplo panorama da formação da cidade, desde os povos originários que habitavam a região até momentos decisivos de sua trajetória. Entre os destaques estão a criação da vila no século XVII, o papel dos sertanistas, a participação de taubateanos em movimentos como a Inconfidência Mineira e a Independência, o Ciclo do Café, o Convênio de Taubaté, a industrialização e a presença da cidade em conflitos do século XX.

Com pesquisa atualizada, fotografias, vídeos, objetos históricos, QR Codes e textos em braile, a exposição oferece uma experiência acessível e imersiva. Parte do acervo é exibida em gabinetes de curiosidades, permitindo ao visitante observar de perto itens que compõem as primeiras coleções do museu.

Criado em 1935, o Museu Histórico já ocupou diferentes sedes até se estabelecer, em 1988, no prédio atual. Hoje integra a Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté (AMPAH), ao lado da Pinacoteca Municipal Anderson Fabiano, da Biblioteca Histórica Prof.ª Maria Morgado de Abreu e do Arquivo Histórico Municipal Félix Guisard Filho. A exposição foi inaugurada em 5 de dezembro de 2024, data que também marcou o aniversário do museu em sua sede atual.

O espaço oferece visitas mediadas individuais ou em grupo mediante agendamento pelo e-mail agendamento.ampah@gmail.com. O Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano está localizado na Avenida Tomé Portes Del Rei, 925, Vila São José, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. A entrada é gratuita.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *