Santuário de Aparecida divulga programação da Festa da Padroeira 2025

De 3 a 12 de outubro, o Santuário Nacional de Aparecida realiza a Novena e Festa da Padroeira 2025 com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. A programação inclui celebrações litúrgicas, momentos devocionais, atividades culturais e ações que reforçam o papel do Santuário como espaço de fé, espiritualidade, tradição e também consciência ecológica.

Tema

O tema da novena deste ano propõe um caminho de fé que une o conhecimento de Jesus ao cuidado com a vida e com a criação. A figura de Maria é apresentada como catequista, aquela que conduz seus filhos a Cristo e inspira a viver a esperança cristã por meio de atitudes concretas. A proposta temática convida os fiéis a assumirem, com Maria, um compromisso de amor à vida em todas as suas expressões, desde o cuidado com o próximo até a preservação do meio ambiente, valores presentes na Encíclica Laudato Si’.

Além da programação litúrgica, a Festa inclui ações que envolvem a comunidade e os peregrinos!

Programação

A Novena da Padroeira será celebrada de 3 a 11 de outubro em dois horários: às 15h, com a Novena da Tarde, conduzida pelos Missionários Redentoristas e Padres convidados. E às 19h, com a Novena Solene presidida por bispos de diferentes regiões do Brasil.

Atividades culturais

Além da programação litúrgica, a Festa da Padroeira inclui atividades que envolvem a comunidade e os peregrinos:

  • 4 de outubro: Passeio ciclístico
  • 7 de outubro: Carreata com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Aparecida

A programação contará também com o Festival da Padroeira, apresentando um show com o cantor Daniel e seus convidados, reunindo nomes da música brasileira em homenagem a Nossa Senhora Aparecida além da Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário, formada por crianças e adolescentes que desenvolvem seus talentos por meio da música, unindo arte, espiritualidade e inclusão social.

Dia 12 de outubro: o grande dia.

O Dia de Nossa Senhora Aparecida, , começa ainda de madrugada.

Às 4h45, o toque dos sinos anuncia o início da jornada festiva. A primeira missa ocorre às 5h. Como em 2025 a data cai em um domingo, a tradicional Missa Solene será celebrada às 8h, uma hora mais cedo do que nos anos anteriores. Ao longo do dia, sete celebrações eucarísticas serão realizadas nos seguintes horários: 5h, 8h, 10h30, 12h, 14h, 16h e 18h. A missa das 12h será dedicada especialmente às crianças. Às 15h, acontece a Consagração Solene e, às 18h, a Missa de encerramento, seguida da tradicional Procissão Solene e do show pirotécnico, que fecham com emoção a maior festa mariana do Brasil.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *