Taubateanos representam o Brasil nos Jogos Parapanamericanos no Chile

Entre os dias 17 e 26 de novembro, a cidade de Santiago, no Chile, sediará os Jogos Parapan-Americanos de 2023. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 324 atletas de 17 modalidades para representar o país em Santiago 2023. Foram chamados também 10 atletas- guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. O Brasil estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo. “Essa será a maior delegação paralímpica brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Só temos a agradecer a todas as confederações, clubes, treinadores, equipes multidisciplinares e atletas pela dedicação e árduo trabalho desenvolvido ao longo dessa jornada. Esperamos manter o ritmo e o desempenho das nossas últimas participações. Nossos atletas chegam muito bem preparados aos Jogos e a nossa expectativa é de que trarão muitas medalhas para o Brasil”, afirmou Mizael Conrado, eleito melhor jogador de futebol de cegos do mundo em 1998, bicampeão paralímpico da modalidade (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Entre os 324 atletas convocados para defender o Brasil na competição, estão dois paratletas da Equipe Esporte Para Todos, de Taubaté. São eles Alessandro da Silva e Márcio Dellafina. Um dos principais nomes do paradesporto brasileiro, Alessandro da Silva disputará as provas Lançamento de Disco e Arremesso de Peso na Classe F11, volta para deficientes visuais.

Entre os principais resultados da carreira do paratleta estão as medalhas de ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso no Mundial Paris 2023; ouro de lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; ouro no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso no Mundial Dubai 2019; ouro no arremesso de peso e no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no lançamento de disco no Mundial Londres 2017; ouro no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; dois ouros no arremesso de peso e lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015. Já Márcio Dellafina representará o Brasil no Parabadminton, estando presente nas competições de duplas mistas e simples. O paratleta tem nanismo e desde 2015 jogava badminton por lazer com sua filha. Em 2017, foi convidado para assistir a um workshop da modalidade, o que o incentivou a participar de competições. Entre os principais resultados da carreira na modalidade está a medalha de bronze na disputa de duplas masculinas SH6 no Torneio Internacional do Brasil em 2022.

O Programa Esporte Para Todos congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. As modalidades que fazem parte do projeto em Taubaté são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *