CARDE lança exposição de Emanoel Araújo, o maior expoente de arte e cultura afro-brasileira

Pela primeira vez, parte do acervo particular de Emanoel Araújo será conhecido pelo público na exposição Rota da Consciência, que acontece no CARDE museu, em Campos do Jordão, até o mês de maio. A coleção inédita, adquirida pela Fundação Lia Maria Aguiar, destaca-se pela relevância das peças raras e pela integridade de seu conjunto, tornando-se uma das mais admiráveis do artista brasileiro, que também foi curador, colecionador e museólogo. Além de estar inserida em algumas salas do CARDE, a coleção particular de Emanoel Araújo também pode ser apreciada pelo visitante em um ambiente projetado exclusivamente para abrigar o acervo do artista, considerado o maior de arte e cultura afro-brasileira no Brasil.

A partir de uma dinâmica que evidencia a riqueza cultural, a herança e a influência da arte negra no Brasil, a exposição também proporciona ao público o entendimento da conexão da cultura africana com datas comemorativas do calendário brasileiro, como Carnaval e Abolição da Escravatura. Nesse contexto, o visitante pode conferir obras significativas de artistas brasileiros como Heitor dos Prazeres, Estevão Silva, os irmãos Artur e João Timotheo da Costa, Agnaldo, Maria Auxiliadora, Manoel Messias, Mário Cravo e outros artistas estrangeiros que abraçaram a cultura negra, como Carybé e Pierre Vergé.

Exposição permite que o público possa conferir a conexão da cultura africana com as datas comemorativas do calendário brasileiro, como Carnaval e Abolição da Escravatura

Um dos destaques estão as joias de crioulas (o termo crioula se refere à nascida na terra), que marcaram a metade do século XVIII até o final do século XIX e são conhecidas como patrimônio cultural da Bahia. Trata-se da primeira demonstração de manifestação artística do período colonial, e são símbolo de poder, proteção, resistência e sincretismo, com elementos do islamismo, catolicismos e religiões de matriz africana. Produzido especialmente para a mostra, o público poderá conferir o ensaio inédito da cantora e compositora carioca Alaíde Costa com as joias de crioulas, registrado pelas lentes do fotógrafo Walter Firmo.

No âmbito das artes plásticas no Brasil, as obras expostas no CARDE mostram, desde o século XVI, o negro retratado como um personagem figurativo, como na sala Paris dos Trópicos, que conta com a pintura intitulada Vendedor de Pássaros, de Oswaldo Teixeira. Essa fase foi marcada até os anos 1940, pela qual as artes ainda retratavam o negro como algo decorativo.

Ao percorrer a exposição, o visitante pode contemplar um dos momentos de grande representatividade: dos negros retratados pelos negros. Artistas como Heitor dos Prazeres e Maria Auxiliadora, na primeira metade do século XX, mostraram a brasilidade dos negros inseridos na sociedade. “Eles retratavam o que viam, o trem passando, a colheita da laranja, a festa junina. Com a abolição da escravatura os parâmetros franceses caíram e o popular veio à tona. É a descoberta do que é ser brasileiro. No caso de Heitor dos Prazeres, as pinturas sempre mostram, em detalhes, os sapatos com os cadarços e formatos perfeitamente delineados. Era um símbolo de uma pessoa liberta, já que os escravos não podiam usar calçados”, conta a pesquisadora de cultura brasileira, Liliu Castelo Branco.

A exposição Rota da Consciência ainda privilegia obras que retratam o grande sincretismo religioso, não só das religiões africanas com o catolicismo, mas também com o islamismo a partir da presença forte dos muçulmanos entre os escravizados que foram para Bahia. “Fizemos o CARDE com carinho e o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto da riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Foi feita uma curadoria meticulosa em todos os sentidos e olhamos sempre com uma visão mais democrática e inclusivo para aqueles que são os reais personagens da história de nosso País”, afirma Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, que também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA).

Sobre o CARDE

Inaugurado em novembro de 2024, o CARDE já ultrapassou a marca de 100 mil visitantes. O museu surgiu como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. No meio de uma floresta preservada de araucárias, a 170 quilômetros, o CARDE se destaca por seus conceitos inovadores em interatividade, experiência, cenografia e acervo de nível internacional. Tudo isso em um prédio de 6 mil m2, construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, a 10 minutos do centro de Campos do Jordão. O museu, que conta com iluminação teatral, cenografia rica em detalhes e muita tecnologia, traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são muito mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País.

O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades. A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita os alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. E atende também a população da cidade por meio de parceria com a Prefeitura.

Exposição Rota da Consciência Data: até maio de 2026 local – CARDE Fechado: terças e quartas-feiras Ingressos: R$ 160,00 e R$ 80,00 (meia entrada) Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Site: www.carde.org E-mail: contato@carde.org Instagram: @carde.museu Telefone: (12) 3512-3547


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *