Taubaté oficializa os primeiros participantes do Programa Sentinela

A Prefeitura de Taubaté oficializou na última semana o Programa Sentinela com 10 empresas, condomínios e associação de moradores que passaram a integrar seus sistemas de segurança com o CGI (Centro de Gestão Integrada).A cerimônia aconteceu com a presença de autoridades municipais no CGI, onde foram entregues as placas que serão afixadas em local visível, que reforça a participação no programa e no aumento da rede de segurança no município.

A intenção da Prefeitura de Taubaté é integrar até 200 câmeras de comércios e condomínios. Empresas de segurança também iniciariam o processo e poderão apresentar a possibilidade aos seus clientes de também fazerem parte do Sentinela. O Projeto Sentinela é uma iniciativa da Prefeitura de Taubaté que convida cidadãos e empresas a compartilharem, de forma voluntária e segura, imagens de seus sistemas de monitoramento com a Guarda Civil Municipal. O objetivo é fortalecer a prevenção e o combate à criminalidade, por meio do uso estratégico de tecnologia e inteligência.

A iniciativa usa da tecnologia para incentivar a segurança colaborativa, através de um modelo combinando ações compartilhadas entre pessoas, instituições e tecnologias para criar uma rede de proteção mais eficiente e abrangente. Para mais informações e aderir ao programa, acesse: https://taubate.sp.gov.br/sentinela.

Programa Muralha Paulista

O sistema de segurança em Taubaté também receberá em breve o reforço do Programa Muralha Paulista. No primeiro semestre deste ano, o CGI recebeu representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com o objetivo avaliar as tecnologias de monitoramento do sistema de câmeras de segurança do município, visando à integração ao programa estadual Muralha Paulista. O Muralha Paulista é uma iniciativa do governo do Estado que busca restringir a mobilidade criminal e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos durante seus deslocamentos no território paulista. O programa integra dados de diversos órgãos, como polícias, prefeituras e o Poder Judiciário, ampliando a capacidade de vigilância e resposta das forças de segurança. Durante a visita, os representantes estaduais conheceram de perto a infraestrutura do CGI de Taubaté, que centraliza o monitoramento em tempo real das câmeras distribuídas pela cidade. Foram discutidos aspectos técnicos e operacionais para viabilizar a conexão dos sistemas municipais ao Muralha Paulista, o que permitirá o compartilhamento de informações e acesso a bancos de dados estratégicos para a segurança pública. A integração ao programa estadual representará um avanço significativo para Taubaté, alinhando-se a outras cidades paulistas que já aderiram à iniciativa.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *