Balões, pipoca, vinho quente, quentão, fogueira, as quadrilhas, comidas típicas e muita música marcam a presença no Estado de São Paulo com suas festas juninas. Em todo o território paulista são aguardados 520 mil turistas entre os meses de junho e agosto, número superior ao do ano passado, com movimentação econômica direta de R$ 389 milhões, segundo estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), que considerou apenas as viagens com pernoite.
“As festas juninas no interior paulista trazem à tona o melhor das tradições religiosas com a criatividade do nosso povo, seja pela gastronomia, pela música e pela cultura, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens”.
No Vale, os arraiás contam muita música e comida típica. Confira os principais atrativos juninos da região:
Lorena
O entusiasmo da população de Lorena é o grande atrativo na Festa Junina que vai de 20 a 22 de junho no Mercado Municipal, o treadicional Mercadão. Um imenso arraiá toma conta da cidade durante os festejos juninos, com muita música ao vivo, comidas típicas, danças caipiras e garantida acessibilidade (piso tátil, rampa, banheiro acessível). O público esperado é de aproximadamente 2 mil pessoas.
Caçapava
Um dos eventos juninos que ocorrem em Caçapava é o Festival São João, em homenagem ao padroeiro da cidade, onde se misturam elementos da cultura popular do Vale do Paraíba com traços das festas juninas do Nordeste brasileiro. Em 2025 também é celebrado os 100 anos de homenagem ao Santo. Há apresentação de grupos musicais, quadrilhas, cortejos de carros de bois enfeitados e as entidades assistenciais locais vendem as iguarias da culinária junina. Ampla acessibilidade (para pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual, banheiro acessível e portas largas para pessoas com cadeira de rodas, as PCR). O Festival ocorre na Praça de Eventos, de 18 a 24 de junho, com público esperado da ordem de 30 mil pessoas. Entrada gratuita.
Lagoinha
O evento tradicional junino que balança Lagoinha é o “Arraiá Caipira”, que celebra as festividades do mês com muita música, muita dança e comidas típicas em dois dias (de 20 a 21 de junho). O público esperado para comparecer ao evento é da ordem de 5 mil pessoas. Entre as atrações, música sertaneja, quadrilhas, comidas típicas tradicionais e delícias da culinária caipira. O Arraiá oferece atividades para todas as idades, com brincadeiras e jogos, apresentações culturais e terá lugar na Praça Augusto Ribeiro, no Centro da cidade. Há acessibilidade para o público presente.
Em todo o território paulista são aguardados 520 mil turistas entre os meses de junho e agosto!
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.