Estratégias de segurança

A Prefeitura de Taubaté realizou a terceira reunião do CGI (Gabinete de Gestão Integrada), iniciativa coordenada pela Secretaria de Segurança Pública Municipal que reúne GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos para discutir estratégias de segurança no município. Durante o encontro, a Polícia Militar apresentou dados atualizados que apontam uma expressiva redução nos homicídios na região. Em janeiro de 2025, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba registrou o menor número de vítimas de homicídio desde 2001.

O primeiro trimestre deste ano teve 79 casos, contra 90 no mesmo período de 2024, uma redução de 12%. Em maio, a queda foi ainda mais acentuada: de 28 para 11 vítimas, o que representa uma redução de 61% na região. Em Taubaté, os homicídios caíram 90% em relação ao primeiro trimestre de 2023 e 80% em relação a 2024.

A PM destacou o impacto de ações, como a fiscalização em bares e adegas iniciada em novembro de 2024, que resultou em mais de 72 mil abordagens, 1.302 prisões, 726 capturas de procurados e mais de uma tonelada de drogas apreendidas. “O encontro foi muito importante. Discutimos os resultados de ações como a Operação Ferro Velho e Desmanche e já planejamos os próximos passos”, afirmou o tenente-coronel PM Luis Fernando Megda Nascimento, comandante do 5º BPM-I.

“O GGI demonstra a intenção da Prefeitura de integrar as forças de segurança. A Polícia Civil apoia incondicionalmente essa iniciativa”, disse o delegado seccional de Taubaté, Fernando Schmidt de Paula. Para o defensor público Fabrício Quintanilha, “a reunião foi profícua e mostra que a municipalidade continua garantindo os direitos individuais dos cidadãos com um olhar técnico e humano”.

Mais segurança

A reunião do GGI demonstra o empenho da Prefeitura com a promoção da segurança pública por meio do diálogo, da cooperação entre instituições e da adoção de boas práticas. A integração entre os entes envolvidos tem sido fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de prevenção e combate à criminalidade no município.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *