Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), sob a gestão do Grupo Chavantes, registrou uma redução expressiva na fila de espera de pacientes que aguardam a entrega de aparelhos auditivos – benefício concedido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com deficiência auditiva. Em agosto do ano passado, mais de mil pessoas esperavam pelo equipamento. Em julho de 2025, o número reduziu para 150 pacientes — uma diminuição de 85%, reflexo direto do fortalecimento da assistência e da reorganização interna promovida pela atual gestão hospitalar.
De acordo com a direção do HMUT, o resultado significa um avanço importante na qualidade do atendimento e na inclusão auditiva da população de Taubaté e região, especialmente para os idosos, que representam a maioria dos casos atendidos devido às perdas auditivas ao longo do tempo. Apesar da grande incidência em idosos, o HMUT também reforça a importância da triagem auditiva precoce em crianças, especialmente durante o período de desenvolvimento físico, cognitivo e social – fase escolar –, para garantir que recebam o acompanhamento e os recursos necessários, quando indicado.
Para a Dra. Letícia Bellotto Turim, advogada especializada no terceiro setor e presidente do Grupo Chavantes, a redução na fila significa mais do que números. “É a inclusão e o resgate da autonomia para centenas de pessoas que agora têm a oportunidade de ouvir melhor e se reintegrar plenamente às atividades do dia a dia”, afirma.
Critérios para acesso ao aparelho auditivo
O primeiro passo é passar por uma avaliação realizada pelo otorrinolaringologista do município de origem. Depois, ao comparecer no atendimento agendado no HMUT – via regulação do município de origem pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp) -, é necessário apresentar exame de audiometria, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão nacional do SUS. O paciente passa por atendimento com fonoaudiólogo, psicólogo e, quando necessário, com o otorrinolaringologista do hospital. Se for elegível para o programa, é gerada a documentação e o paciente é inserido na fila de espera para recebimento do aparelho auditivo.
Sobre o HMUT
O HMUT é um hospital de referência em alta e média complexidades, que atende 39 municípios da região metropolitana do Vale do Paraíba. Além dos atendimentos emergenciais nos Prontos-socorros (Infantil e Ginecologia/Obstetrícia), a unidade oferta a população atendimentos em diversas especialidades de saúde, englobando as áreas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e cirurgia geral.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.