Entrega do título de cidadão taubateano

Quatro novos cidadãos foram oficializados taubateanos em solenidade de entrega de título de cidadania realizada pela Câmara de Taubaté na última semana. A pedagoga Nadeje Gandur recebeu a honraria. Ela é mestre em Supervisão e Currículo, funcionária pública estadual e federal aposentada, docente nos ensinos médio e superior, coordenadora de projetos sociais e educacionais. Durante 39 anos exerceu os cargos de professora, assistente pedagógica, diretora de escola e supervisora de ensino na Secretaria de Educação de São Paulo. Na esfera federal atuou como pedagoga na equipe de treinamento no INSS de Taubaté.

Durante dez anos, foi coordenadora da Fundação Projeto Rondon no Vale do Paraíba, com sede em Taubaté, função de confiança do Ministério do Interior, encaminhando jovens universitários em equipes multidisciplinares para atuar junto a prefeituras da região e de vários estados do Nordeste, promovendo o desenvolvimento das comunidades. Foi uma das fundadoras do Rotary Club de Taubaté, o primeiro distrito da cidade a ter participação de mulheres.

O defensor público Fabrício Quintanilha também foi homenageado. Formado em Direito, foi aprovado no concurso da Defensoria Pública de São Paulo em 2007 e assumiu como substituto, mudandose para Taubaté. Atuou nas áreas de execuções penais, família e atualmente é titular da Defensoria Pública da Infância e Juventude. Foi membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e trabalha no Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, ambos da Defensoria Pública, sempre atuando em prol da emancipação e autonomia das pessoas.

O policial militar reformado Henrique Rogério da Silva também recebeu o título de cidadania. Em 1973, ingressou na Polícia Militar como aluno e no ano seguinte iniciou sua carreira no 2º Batalhão Metropolitano. Foi transferido para o 8º Batalhão Metropolitano e, na década de 1980, para o 1º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em São José dos Campos. Desde então, passou pela Assembleia Legislativa de São Paulo, Casa Militar e 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Após sua reforma militar, em 2001, Rogério começou a trabalhar na Prefeitura de Taubaté, na Secretaria de Segurança Pública, servindo junto ao gabinete do prefeito até setembro de 2017. Faz parte da diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, subsede em Taubaté.

A delegada de Defesa da Mulher, Elisângela Estefano, também foi recebeu o título. Completou 20 anos de carreira e, no município, desenvolve suas funções há mais de 15 anos. Atuou na assistência da Delegacia Seccional de Taubaté, Plantão Policial de Taubaté, 3º Distrito Policial de Taubaté, 4º Distrito Policial de Taubaté e, desde 2013, na Delegacia de Defesa da Mulher. Como delegada da DDM, é responsável pela apuração de todos os crimes envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como aqueles praticados em desfavor de crianças e adolescentes. Ainda desenvolve campanhas de prevenção a ilícitos criminais, palestras e campanhas em escolas, universidades e outras instituições em Taubaté, como o Programa Recomeçar em parceria com a Câmara, que promove acolhida e orientação a mulheres vítimas de violência que são assistidas pelo programa Guardiã Maria da Penha.

Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *