Vendas do Dia das Mães devem crescer 4%

As vendas do comércio varejista na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 4% em maio, mês do Dia das Mães, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região). “Esse crescimento pode parecer tímido, mas é importante destacar que ele se dará sobre uma base forte de comparação, já que o varejo da região vem crescendo ininterruptamente e batendo recordes de faturamento”, comenta o presidente do Sincovat e vice -presidente da Fecomercio SP, Dan Guinsburg.

Se as estimativas se confirmarem, o faturamento atingirá R$ 5,1 bilhões e será o maior para um mês de maio desde o início da série histórica em 2008. O Dia das Mães, que neste ano será dia 12 de maio, é a data comemorativa mais importante deste primeiro semestre e costuma movimentar diversos setores do varejo, com destaque para lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; perfumarias e supermercados.

Entre os fatores que impulsionarão as vendas, destaca-se novamente a queda na taxa de desemprego e o mercado de trabalho formal aquecido, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir. “O Dia das Mães tem um apelo emocional grande e, difi cilmente, um fi lho deixa de presenteá-la. E com mais pessoas com capacidade de gastar, maior deverá ser tíquete médio”, explica Dan. Para a região, o Sincovat espera um tíquete médio de R$ 165,00.

Presentes mais caros – Segundo dados recentes do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nas informações da pesquisa referentes à Região Metropolitana de São Paulo, mas que podem ser replicados para a RM Vale, o Sincovat fez um levantamento para saber quais dos itens preferidos na hora de presentear ficaram mais baratos ou mais caros em relação ao Dia das Mães do ano passado.

A má notícia para os filhos é que apenas dois entre todos os itens selecionados estão mais baratos que no ano passado: a blusa, que recuou 2,23% no preço e o pacote turístico com variação negativa de 4,87% nos últimos 12 meses. Já a boa notícia é que a infl ação está mais moderada que no ano passado, principalmente em relação aos itens preferidos na hora de presentear, que integram o grupo de vestuário e calçados, como a calça comprida feminina (1,77%) ou o vestido com alta de apenas 1,63%. Por outro lado, os preços do sapato feminino (6,19%), tênis (4,55%) e sandália/chinelo (6,23%) subiram acima da inflação média geral.

Embora sejam itens de maior valor agregado, as joias e o relógio de pulso ficaram apenas 1,44% e 2,98% mais caros, respectivamente. Os filhos que optarem por levar a mãe para almoçar fora ou para uma viagem/ atividade de lazer também vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 3,14%, o do cafezinho avançou 8,39% e o da cerveja, 6,61%.

Quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 5,38% a mais do que no ano passado. Por fi m, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: Hospedagem (+5,65%), Passagem Aérea (+18,82%) e Ônibus Interestadual (3,19%).


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