Programação com diversos cursos durante as férias

Muita gente aproveita o período de férias para investir em conhecimento. Boas alternativas para quem deseja aprofunda-lo em alguma área específica, ou até mesmo se aventurar em novos conhecimentos, são os cursos oferecidos pela Universidade de Taubaté. Atividades ligadas à alimentação e à nutrição, fotografia, leitura de cinema, técnicas de brainstorm e pilates são algumas das opções.

Com inscrições abertas a partir de janeiro, e aulas entre janeiro e fevereiro, a programação de férias é desenvolvida pela Pró-reitoria de Extensão e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em “Cozinha Funcional Biodiversa” ministrado pela Profa. Me. Michele Gilaberte Ribeiro no dia 30 de janeiro, das 14h às 18h, o objetivo é promover a biodiversidade brasileira, principalmente o bioma Mata Atlântica. Criado em 2021, esse é um curso prático de cozinha, aberto a toda comunidade, com plantas sazonais e pouco convencionais, preparadas em receitas tradicionais. “Falo sobre as plantas alimentícias não convencionais, fazemos a identificação delas e apresento o conceito de nutrição funcional. São receitas elaboradas com a aplicação da nutrição funcional e a utilização das plantas da nossa biodiversidade. Durante o preparo das receitas, que são feitas por todos os participantes, vou apresentando a teoria de maneira fluida. Ao final, comemos e dialogamos sobre os preparos e sobre nutrição”, conta a professora Michele.

O Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan é o responsável pelo curso “Introdução à fitoterapia: como fazer o uso seguro das plantas medicinais”. Ele conta que a atividade tem a parte prática, de reconhecimento de plantas medicinais, com ênfase na identificação e apresentação de quais plantas são mais fáceis de serem encontradas. “Há também uma parte sobre formas caseiras no uso de plantas medicinais, demonstrando o modo correto de fazer uma infusão, decocção e outros preparados caseiros”, explica o professor.

Ainda de acordo com Furlan, os erros mais comuns no uso das plantas medicinais estão relacionados à confusão quando se usa o nome popular de uma planta. Outro problema frequente, segundo o professor, está relacionado à forma de uso. Tudo isso será esclarecido ao longo do curso que será ministrado no dia 24 de janeiro no Departamento de Ciências Agrárias, em Taubaté, e no dia 6 de fevereiro no campus de Caraguatatuba, ambos das 9h às 12h e das 13h às 16h. Vale destacar que, além do curso de fitoterapia, o campus Caraguá também vai receber o de “Introdução à fotografia digital”. Já em Taubaté ainda estão previstos: “Leitura de cinema”; “Técnicas de Brainstorming: como gerar soluções inovadoras”; “Comer Intuitivo – O Superpoder de Dizer Não às Dietas”; “Processamento e Caracterização de Materiais Compósitos Convencionais e Avançados” e “Leitura e Interpretação da NR-13 - Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento”.

Curso livres e de aperfeiçoamento

Além dos cursos de férias, a Universidade de Taubaté tem uma agenda diversa de cursos livres e de aperfeiçoamento programados para janeiro e fevereiro. Os valores variam de acordo com a atividade. Entre os cursos livres estão o “Método Pilates: Exercícios em solo e bola e sua aplicabilidade terapêutica”; “Diagnóstico fisioterapêutico no paciente hospitalizado”; “Marcha na Reabilitação Neurofuncional”; e “Estética em Odontopediatria”.

Já na categoria de aperfeiçoamento são contemplados os cursos de “Dermatologia”, “Cirurgia do Quadril”, que já estão com inscrições abertas, além de “Ambulatorial em nutrição e saúde coletiva” e “Nutrição Clínica Hospitalar”.

Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *