Novos cursos de mestrado no Litoral Norte

Com o êxito dos mestrados em Gestão e Desenvolvimento Regional e em Ciências da Saúde, a Universidade de Taubaté (UNITAU) ampliou a oferta de cursos de pós-graduação no campus Caraguatatuba. As novidades são os mestrados profissionais em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental e em Engenharia Mecânica, que buscam atender à demanda do mercado pela formação de especialistas em áreas diversas do conhecimento. O mestrado profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, que já está com inscrições abertas, chega ao Litoral Norte com três linhas de pesquisa: saneamento e qualidade ambiental; tecnologias aplicadas em soluções baseadas na natureza; e educação para o desenvolvimento sustentável.

Para o coordenador do mestrado profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, o Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa, a pós-graduação deve garantir uma formação generalista e com característica interdisciplinar, sendo direcionada a profissionais de nível superior com interesse em ampliar a atuação profissional na área ambiental, podendo, assim, atuar em órgãos públicos e privados futuramente. “O objetivo deste mestrado é qualificar profissionais para o tratamento equilibrado do ambiente e um desenvolvimento sustentável do Litoral Norte, em detrimento do seu crescimento acelerado nos últimos 50 anos, o que pressiona os recursos naturais na interação da população com a natureza”, disse o coordenador do mestrado.

O docente destaca ainda que, à medida que os projetos de dissertação são desenvolvidos, os alunos fazem uma relação entre os resultados obtidos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é que as pesquisas dos mestrandos tenham foco na geração de soluções baseadas na natureza, para um desenvolvimento ecológico e uma gestão ambiental, o que contribuirá para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.

Já a pós-graduação em Engenharia Mecânica, que terá inscrições abertas no próximo mês, vai englobar pesquisas na área de automação e dinâmica dos sistemas; gestão da produção; e energia e materiais. A formação deve garantir aos profissionais conhecimentos para atuação na geração e transferência de tecnologias, soluções de problemas de alta complexidade e organização de serviços.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *