Prefeitura lança pacote de melhorias no transporte público de Taubaté

Prefeitura lança pacote de melhorias no transporte público de Taubaté A Prefeitura de Taubaté e o TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté), com foco na modernização e na proximidade com os passageiros, estão colocando em operação uma série de melhorias no sistema de transporte público. Entre as novidades estão a renovação e modernização de veículos da frota; a inauguração da primeira ECO (a Estação de Conexão); a criação de novas linhas, que entram em operação a partir deste sábado (10/05/2025); e novas estruturas de atendimento, como lançamento de ferramentas digitais que tornam o uso do transporte público mais simples, fácil e acessível.

As alterações foram possíveis graças a negociações entre Prefeitura e a concessionária que opera o TAU!, que iniciaram esse ano as tratativas para as novidades. No contrato, assinado em 2023, há definição para mudança no valor do subsídio pago pela administração, o que, durante a negociação para as melhorias, teve seu início do pagamento alterado de julho de 2025 para janeiro de 2026, gerando uma economia de cerca R$ 6 milhões aos cofres públicos, além de manutenção das contrapartidas previstas. Ao longo desse período, outras discussões serão realizadas para novas melhorias. Durante a Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm um novo ônibus foi exposto no evento e uma equipe prestou orientações aos visitantes, com distribuição de material explicativo sobre as alterações.

Comodidade e conexão

No último dia 31 de março, foi entregue a primeira ECO do município, no bairro do Cecap. A estrutura conta com sistema de iluminação, visual moderno e geração de energia por placas solares. A partir de 10 de maio, a ECO contará com a operação da 16 – ECO Cecap / Rodoviária Velha – Via Res. Independência e criação da linha 28 – Cecap 4/Rodoviária Velha via Bonfim. Além de novas linhas alimentadoras que ligam os bairros diretamente à ECO Cecap passam a circular, facilitando o acesso ao centro e promovendo integrações mais eficientes.

Linhas como 17 – Pinheirinho, 20 – Maracaibo, 23 – Quiririm, 24 – Cecap e 27 – Santa Tereza serão ajustadas dentro desse novo modelo. A expectativa é de que, com a ECO em funcionamento, um ônibus com destino ao centro passe a cada 16 minutos. Outras linhas também terão alterações, como a 16 – Chácara Flórida, que passará a sair da ECO rumo à Rodoviária Velha, e a 13 – Gurilândia, que fará o trajeto ECO Cecap – Taubaté Shopping – Hospital Regional – Rodoviária até a Gurilândia. Com isso, a região do Cecap terá um aumento de 18% na oferta de viagens, beneficiando diretamente os bairros atendidos. Já a rede como um todo terá crescimento de quase 6% no total de viagens.

Frota ecológica

Novos ônibus com tecnologia Euro 6 foram incorporados à frota, com emissão reduzida de poluentes, mais conforto interno, itinerários eletrônicos, elevadores, entrada para carregadores USB e ar-condicionado.

O reforço atende ao crescimento da malha de linhas e garante uma experiência mais segura e eficiente aos usuários. Dos 15 novos veículos, cinco entram em operação já em maio, e mais 10 serão incorporados ao longo do ano. Eles substituirão 12 veículos antigos, elevando a frota total do TAU! para 70 carros — um aumento de 4,5%.

Facilidades no Cartão Rápido

Também foi criado um novo ponto de atendimento fixo na Praça Dom Epaminondas, funcionando de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados das 8h30 às 12h. No local, é possível emitir o Cartão Rápido pela primeira vez, além de fazer recargas e consultar informações. O novo posto substitui a unidade móvel (van) que atendia no mesmo local, ampliando a estrutura para acolher um volume maior de pessoas.

Tecnologia a serviço dos passageiros

Outro destaque é o lançamento da assistente virtual Lina, que agora presta atendimento direto pelo WhatsApp, no número (12) 98810-5098. Com uma linguagem acolhedora e objetiva, a Lina orienta os passageiros no planejamento de viagens, consulta de linhas, horários, na compra de créditos, vale-transporte e demais cartões, achados e perdidos e dúvidas gerais. A recarga de créditos pode ser feita diretamente pelo app, com geração automática de Pix e liberação nos validadores online logo após o pagamento.

Planejamento de viagens

Além disso, o planejamento de viagens com consulta de itinerários e horários das linhas agora também pode ser feito diretamente pelo site da Prefeitura de Taubaté (www.taubate.sp.gov.br) e pelo portal oficial do TAU! (www.voudetau.com.br). A ferramenta complementa os já conhecidos aplicativos Cittamobi e Moovit, ampliando o acesso à informação em múltiplos canais, sem necessidade de baixar novos apps.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *