Mais do que sustos, doces e diversão, o Halloween, celebrado hoje (31), tem ganhado força no Brasil ao longo dos últimos anos em decorrência da influência cultural americana – filmes e séries, principalmente – e do aumento do mercado de ensino de idiomas e de escolas bilingue, em que a comemoração da data é estimulada. De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) no calendário de datas comemorativas no Brasil, o Dia das Bruxas ainda tem um peso pequeno sobre o varejo de maneira geral, mas já é extremamente importante para as lojas de fantasias, decoração, doces e supermercados, já que as crianças se vestem de monstros, bruxas, zumbis, entre outros personagens e saem pela vizinhança fazendo a famosa pergunta: doces ou travessuras?
A Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas – ASBRAFE – projeta um crescimento de 8,4% no faturamento para o Halloween deste ano no Brasil. Segundo o Sincovat, as vendas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte também devem atingir esse patamar de crescimento, considerando o desempenho recente do varejo da RM Vale. Em 2024, entre os dias 1º e 30 de outubro, pequenas e médias empresas online venderam 19 mil produtos relacionados a data, sobretudo fantasias e itens de decoração. “Hoje, as festas não se resumem apenas as escolas de idiomas, mas também nas escolinhas infantis, em condomínios e nas próprias residências”, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
Uma pesquisa realizada pelo Grupo Globo em 550 municípios, entrevistando pouco mais de 1.500 pessoas, mostrou que 33% pretendem comemorar o Halloween em 2025. Para a classe AB, essa parcela supera 50%. Das pessoas que pretendem celebrar a data, 29% vão preparar ou ir em uma festa com amigos/familiares, 21% irão maratonar filmes ou séries de terror, 15% vão participar de evento temático no trabalho e 13% vão fantasiar os filhos para festas nas escolas/curso de inglês. Para o Sincovat, esses dados mostram que o Halloween tem se tornado uma data tradicional do calendário de vendas brasileiro e até mesmo empresas que não estão diretamente ligadas a data podem aproveitar para decorar a loja e lançar promoções remetendo a data.
História
O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro. A palavra Halloween é uma abreviação da expressão All Hallows’ Eve pela junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”, pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos. A origem da festa do Halloween possui uma grande trajetória, visto ser praticada há mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.
Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de 3 dias, com início no dia 31 de outubro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro. Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente. Isso ocorreu por influência estadunidense sendo, portanto, uma comemoração recente no país. No entanto, ainda não é comparada com as festividades que se realizam nos Estados Unidos. Antes não era comemorada, mas desde há 20 anos tem vindo a se tornar um hábito.
Vendas devem atingir patamar de crescimento considerando o desempenho recente do varejo da RM Vale.
Um dos maiores propulsionares dessa cultura foram os cursos de idiomas no país. Em muitas escolas de línguas se comemora com os alunos a data relacionada com a cultura inglesa e estadunidense. O Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

