A primeira importante data comemorativa do segundo semestre chegou: o Dia dos Pais deve movimentar diversos setores do comércio durante esse início de agosto. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é que as vendas cresçam 7% este ano, com relação a 2024. Para o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, as expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 6,7 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008. “Essas projeções estão baseadas, principalmente, no desempenho recente do varejo da região. Só nos primeiros 4 meses, as vendas cresceram 13,5%. O mercado de trabalho segue gerando vagas com carteira assinada, aumentando o contingente de pessoas com capacidade de consumir. A inflação também deu uma desacelerada. Todos esses fatores fazem as compras aumentarem”, explica Dan.
Projeções do Sincovat são elaboradas com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista
Na avaliação da entidade, cinco atividades podem ser mais impactadas pelo Dia dos Pais: farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados. As projeções do Sincovat são elaboradas com base nos dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), a qual utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista.
A pesquisa é feita mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) através de um convênio de cooperação técnica com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Presentes com preços atrativos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de junho. A boa notícia para os filhos é que para grande parte dos itens preferidos na hora de presentear, o preço subiu abaixo da inflação geral que foi de 5,69%. Entre os itens de vestuário, destacam-se a calça comprida masculina (+2,27%), a bermuda/short masculino (+3,69%) e o tênis (+1,13%). Os preços do relógio de pulso e do perfume também subiram abaixo da inflação geral, com variação de 4,03% e 2,28%, respectivamente. Por outro lado, a camisa/camiseta masculina ficou 7,89% mais cara em relação ao ano passado e o preço do sapato masculino subiu 9,34%.
Quem optar por presentes de maior valor agregado, vai ter que gastar bem mais em relação ao ano passado. O preço do computador pessoal subiu 12,3% e a joia apresentou a maior variação entre os itens selecionados, com alta de 32,35%. O televisor ficou apenas 2,22% mais caro. Os filhos que gostam de levar o pai para almoçar fora ou para uma viagem/atividade de lazer também vão gastar mais que no ano passado. O preço da refeição fora de casa subiu 7,13% e o do cafezinho 16,88%. Para os pais vaidosos, os serviços de cabeleireiro e barbeiro ficaram 6,21% mais caros e quem optar pelo cinema, teatro ou concerto pagará cerca de 4,76% a mais do que ano passado, abaixo da inflação geral.
Por fim, no caso de viagens, os preços avançaram nos seguintes percentuais: hospedagem (+4,18%), ônibus interestadual (+12,04%) e pacote turístico (+4,34%). Assim, apenas a passagem aérea (-6,31%) exibiu queda de preços no período.
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