Produtos perecíveis aquecem vendas nos supermercados do Vale do Paraíba

Produtos perecíveis que integram a sigla FVLO (Frutas, Verduras, Legumes e Ovos) ganharam destaque nas prateleiras dos supermercados do Vale do Paraíba nos 5 primeiros meses de 2025. As informações fazem parte de um estudo apresentado aos associados da APAS (Associação Paulista de Supermercados) durante o encontro de supermercadistas organizado pela regional do Vale do Paraíba. Os dados da pesquisa trazem um cenário atualizado a respeito do desempenho regional durante o período. Com a pesquisa, a APAS busca entender a dinâmica do varejo alimentar regional. O desafio está em montar uma gôndola que seja, ao mesmo tempo produtiva, e que proporcione um mix de produtos atraente, que atenda a um consumidor cada vez mais exigente. Entre janeiro e maio deste de ano, a cesta de perecíveis apresentou uma elevação de 2,3% em unidades e de 2% no volume comercializado em comparação com o mesmo período do ano passado. Isoladamente, o destaque da cesta ficou para os legumes, que apresentaram uma variação positiva de 9,3% na quantidade de vendas e uma redução de 22,5% nos preços. Já o ovo contou com 10% de aumento de volume, apesar de ter ficado 13,8% mais caro no período.

As Frutas colaboraram com um consumo registrado de 3,3% e aumento de preços de 1%, enquanto as verduras atingiram 3,3% de elevação no volume e de 0,5% em acréscimo nos preços. Apesar do aumento nos preços, o ovo ficou mais competitivo em relação às carnes e isso impacta no consumo. No outro extremo, destaque para a alta de 74% do café em 2025, gerando um “efeito ampulheta” uma ponta, o consumidor optou pelo menor preço e na outra tivemos um aumento da comercialização dos produtos premium.


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