Última saidinha temporária do ano começou terça-feira 23/12

Detentos deixam as unidades prisionais na terça-feira (23/12), na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, para a última saída temporária de 2025. Os presos, que cumprem pena no regime semiaberto, foram beneficiados com a “saidinha”. A cidade de Tremembé, com grandes complexos penitenciários, registra o maior número de detentos beneficiados. O CPP (Centro de Progressão Penitenciária) Dr. Edgard Magalhães Noronha, conhecido como Pemano, será o Centro com maior número de presos autorizados a deixar a cadeia. Já a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a famosa P2, também conta com detentos beneficiados. Entre eles está Lindemberg Alves, condenado a 39 anos de prisão pela morte da ex-namorada Eloá Cristina, em 2008.

Os presos devem retornar à prisão na segunda-feira, dia 5 de Janeiro. Segundo a Justiça, o benefício da saída temporária é usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, são autorizadas quatro saídas temporárias por ano, sendo elas: em março, junho, setembro e dezembro, sempre começando na terça-feira da terceira semana do mês, e se encerrando na segunda-feira seguinte, com exceção de dezembro, que contempla o Natal e o Ano Novo.

Para ter o benefício, os detentos precisam ter cumprido mínimo de 1/6 da pena se for réu primário e 1/4 se for reincidente. Além disso, ele precisa ter bom comportamento. O detento que tiver alguma ocorrência leve ou média dentro do presídio, precisa passar por uma reabilitação de conduta, que leva até 60 dias.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *