Em maio, Taubaté registrou aumento de 200% no número de queimadas em áreas verdes e de vegetação, de acordo com dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Coordec). Desde janeiro, o número total de casos aumentou mais de 300%, levando a Defesa Civil a reforçar as orientações para a população sobre os cuidados necessários para evitar queimadas.
Desde o início de 2024, o número total de queimadas aumentou mais de 300%, no município.
De janeiro a maio de 2023, a Defesa Civil de Taubaté atendeu a 45 ocorrências de fogo em vegetação. Neste ano, o número de atendimentos no mesmo período saltou para 195, representando um aumento expressivo de 333,33%. A tendência de aumento foi observada em todos os meses deste ano em comparação ao ano anterior, com destaque para os meses de fevereiro e maio quando o número de combate ao fogo pelos agentes da Defesa Civil foi maior. Em fevereiro, foram registradas 35 ocorrências de queimadas, enquanto em fevereiro de 2023 houve apenas uma.
O mês de maio deste ano se destacou com 99 ocorrências, um aumento de 200% em relação às 33 registradas no mesmo mês do ano passado. ORIENTAÇÕES A Defesa Civil orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar queimadas com a realização de ações de conscientização na Prç Dom Epaminondas todos os sábados. Durante as ações, são distribuídos panfl etos e realizados diálogos com a população para informar sobre os riscos e as medidas preventivas contra queimadas. Visando reforçar e ampliar as capacidades de combate ao fogo, o caminhão-pipa da Defesa Civil deverá receber reparos para atuação nas situações de queimadas no município, garantindo mais segurança à comunidade.
DICAS
- Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas, rodovias e terrenos.
- Não faça queimadas, pois oferecem risco à saúde e à vida das pessoas, podem danificar a rede elétrica, entre outros prejuízos.
- Não solte balões. Fabricar, vender ou soltar esse tipo de objeto, além de ser crime ambiental, oferece perigo à vida das pessoas e muitos danos à natureza.
- Não solte rojões ou fogos de artifício próximos a áreas de mata.
- Denuncie no caso de identificar atos suspeitos.
Ligue 190. Em caso de focos de incêndio ou até mesmo fumaça suspeita, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.