A Câmara Municipal de Taubaté realizou duas novas cerimônias de entrega de títulos de cidadania taubateana. A ginecologista e obstetra Daniela Dias Paiva Porto Lemes recebeu a homenagem por iniciativa da vereadora Vivi da Rádio (Republicanos). Daniela nasceu em Campo Grande/MS e é formada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Entre 2000 e 2002, realizou residência médica na Universidade de Taubaté (UNITAU) e no Hospital Municipal Universitário (H-Mut), obtendo o título de especialista. Fez estágio no Hospital de Ginecologia de Madri, na Espanha. Atua no atendimento às mulheres e gestantes da rede pública municipal desde 2002. No serviço público, cerca de 320 mulheres são cuidadas por ela mensalmente. Por mês, Daniela realiza de 10 a 15 partos e, em seu consultório particular, atende em torno de 600 mulheres.
Por iniciativa do vereador João Henrique Dentinho (PP), foi reconhecida como cidadã taubateana a cirurgiã-dentista Márcia Aparecida Rodrigues Chaves. Márcia nasceu em Santo André (SP), aos nove anos de idade mudou-se para Taubaté e adotou a cidade. Cursou Odontologia na UNITAU e abriu seu consultório na praça Monsenhor Silva Barros. Em 1990, ingressou na Prefeitura de Taubaté. Iniciou atendendo na unidade móvel, onde trabalhou por cinco anos. Atuou no Programa de Apoio às Creches, de prevenção em saúde bucal. Com a criação do Núcleo de Educação em Saúde, fez vários programas importantes de prevenção, sendo modelo para municípios vizinhos. Em 1997, participou da implantação do programa de qualidade no Pronto-Socorro e em 1999 foi chamada a assumir a coordenação da saúde bucal, da qual se afastou por alguns anos e retornou em 2017.
O artista multimídia, palhaço e ilustrador Manuel Antonio Yépez Frota – Paryat ganhou o reconhecimento do vereador Isaac do Carmo (PT). Paryat tem uma trajetória que une arte, vida e engajamento social. Seu trabalho é marcado pela defesa das culturas populares e, em especial, das nações indígenas brasileiras, que se tornaram o eixo central de sua produção. Participou de salões e galerias importantes, como o MAC Ibirapuera e o Masp. Atuou em agências de publicidade, participou de produções culturais do circuito universitário e trabalhou no jornal Folha de São Paulo. Passou por uma experiência espiritual que o conectou profundamente às temáticas indígenas. Desde então, dedica sua arte a retratar mitos, lendas e realidades vividas pelos povos originários, denunciando a violência, o garimpo ilegal, a invasão de terras e o genocídio. Seu papel como educador e multiplicador cultural é igualmente relevante. Criou e ministrou oficinas como: O Circo de Olinda, Oficina de Arte em Ubatuba, Teatro de Rua e Contando a História de São Paulo em Quadrinhos.
O deputado estadual Márcio Massami Nakashima recebeu a cidadania taubateana do vereador Ariel Katz (PDT). Natural de Guarulhos, Márcio é formado em Contabilidade e Direito. Iniciou sua trajetória política em 2004, como vereador na cidade de Piracaia (SP). Sua história pessoal é marcada por um episódio trágico: a perda de sua irmã, Mércia Nakashima, em 2010, vítima de feminicídio. A partir dessa dor, Márcio transformou sua vida em missão pública, levantando as bandeiras da proteção às mulheres e da luta pelas pessoas desaparecidas. Foi eleito deputado estadual em 2018 e reeleito em 2022. Ao longo desse período, foram mais de 15 projetos de lei voltados à proteção das mulheres. Por meio de emendas parlamentares, destinou mais de R$5 milhões à região, sendo R$2,2 milhões para Taubaté, voltado à recuperação do ginásio esportivo afetado por forte tempestade, apoio a atletas e investimentos em saúde, como o envio da Carreta da Mamografia e repasses a hospitais.
O incentivador do esporte Orlando Saborito Vilela recebeu o título de cidadão taubateano por iniciativa do vereador Boanerge (União). Orlando nasceu em Liberdade/MG e se mudou para Taubaté na década de 1980. Trabalhou em uma churrascaria e ingressou na Volkswagen em 1986. Após a aposentadoria, começou a praticar corrida de rua para cuidar da saúde e envelhecer bem. Em 2017, junto com um grupo de amigos, criou a equipe Alegria em Correr, que além de incentivar as pessoas na busca pela saúde e abandono do sedentarismo, realiza trabalhos sociais junto a famílias em situação de vulnerabilidade social, com doação de alimentos, móveis, cadeiras de rodas e fraldas.
A jornalista e radialista Analice de Sá Pereira, conhecida como Nina de Sá, foi homenageada pelo vereador Douglas Carbonne (SD). Nina nasceu em São José dos Campos e trabalhou nas áreas de hotelaria e administração hospitalar antes de realizar o sonho de ter a voz como instrumento de trabalho. Em 2004, cursou Radialismo no Senac e no mesmo ano ingressou na Rádio Metropolitana, em Taubaté, onde começou sua carreira como locutora. Graduou-se em jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 2010. Há 21 anos se dedica todas as suas manhãs a levar entretenimento e notícias para toda a população do Vale do Paraíba. Concorreu a vice-prefeita de Taubaté nas eleições de 2024.
Por iniciativa do vereador Diego Fonseca (PL), foi reconhecido como taubateano o advogado e procurador-chefe da Câmara, Guilherme Ricken. Guilherme nasceu em Criciúma/SC e cresceu na cidade vizinha de Forquilhinha, terra de seus familiares. Escolheu o curso de Direito por influência do pai, que era oficial de justiça. Formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo. Em 2014, mudou-se para Taubaté, para assumir o cargo de procurador da Câmara, após aprovação em concurso público em primeiro lugar. Em 2016, foi nomeado procurador-chefe, cargo que ocupa até os dias atuais, atravessando gestões de seis presidentes.
O líder religioso Marcos Antônio Camargo recebeu o título de cidadania das mãos do vereador Moises Pirulito (PL). Marcos Antônio nasceu em Guaratinguetá, mas ainda na infância se mudou para São Paulo, onde seu pai seguiu carreira como ferroviário. Desde jovem, demonstrou responsabilidade e dedicação ao trabalho, atuando inicialmente como office-boy, passando posteriormente a exercer a função de bancário. Serviu o Exército e atuou também na carreira ferroviária, com atuação na Fepasa por 14 anos. Entre 1996 e 2010 foi empresário no ramo de automóveis. Nesta fase, casou-se e converteu-se ao cristianismo. Através de um chamado espiritual, mudou-se para Taubaté, mesmo sem vínculos ou conhecidos, confiando inteiramente na orientação divina. Iniciou um pequeno ponto de pregação no Parque Aeroporto. Posteriormente, a obra foi transferida para o Cecap e, mais tarde, para a Gurilândia, onde permanece até os dias atuais com a Igreja Família em Cristo, que tem se destacado por seu trabalho especialmente na assistência social, recuperação de vidas e restauração de famílias.
O advogado e agente público Élcio Ferreira da Silva foi reconhecido como cidadão taubateano por iniciativa do vereador Nunes Coelho (Republicanos). Élcio nasceu em Tremembé e iniciou sua trajetória profissional como mecanógrafo. Posteriormente, ingressou no setor metalúrgico e alcançou o cargo de gerente de fábrica. Formou-se em Direito em 2008. Em 2021, assumiu a função de diretor da Defesa Civil de Taubaté. Ao longo de sua carreira no serviço público municipal, exerceu os cargos de diretor da defesa civil, diretor de planejamento, diretor de serviços públicos e secretário de serviços públicos.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

