O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 2,3 bilhões para a Volkswagen impulsionar novas tecnologias de eletrificação. O foco será nos modelos híbridos, híbridos leves e híbridos plug-in, com a meta de atender às necessidades dos consumidores e aproveitar o potencial dos biocombustíveis nacionais.
A cerimônia de assinatura do financiamento foi realizada neste mês de novembro na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo. O evento teve a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; de executivos da Volkswagen; e de representantes dos trabalhadores, entre eles o presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião. Na opinião do presidente do Sindicato, o investimento representa novos produtos e reforça o acordo coletivo de trabalho firmado entre o Sindmetau e a montadora, com potencial para gerar novos empregos na Volks e na cadeia de fornecedores. “Esse investimento vem no sentido de hibridização, com uma nova plataforma, novos motores, mais segurança, conectividade e inteligência artificial.”
Assinatura do financiamento teve a presença de representantes do governo Federal, executivos da Volkswagen e do presidente do Sindmetau.
Além do desenvolvimento do portfólio híbrido da Volks, a linha de crédito contempla projetos de engenharia baseados em tecnologias de conectividade e assistência ao condutor. Os recursos também vão apoiar as operações de exportação da montadora. “Aqui está um exemplo da Nova Indústria Brasil: uma indústria inovadora, com produtos e engenharia brasileira indo para o mundo”, apontou Alckmin.
Para Mercadante, o desenvolvimento de novas tecnologias e o apoio às exportações têm alto potencial de gerar novos empregos. “O apoio do BNDES à inovação está no cerne da política industrial do governo do presidente Lula. Uma indústria mais inovadora, capaz de desenvolver tecnologias aliadas à descarbonização no setor automotivo é uma indústria que olha para o futuro”, afirmou o presidente do BNDES.
A Volks aponta que o financiamento do BNDES marca uma nova era na eletrificação da montadora no Brasil. A partir de 2026, todo novo modelo desenvolvido e fabricado pela VW no país terá versões com motor híbrido, híbrido leve ou híbrido plug-in. “O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen no Brasil. Estamos atuando para fortalecer a indústria nacional, que desenvolve e produz carros aqui, gerando empregos e acelerando a economia”, aponta o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

