CARDE inicia 1ª exposição temporária: Viagem em Família, reunindo peruas de várias décadas

Viajar é criar memórias. E nada mais transpira essa experiência sobre quatro rodas que aquele carro que nos remete às viagens em família. Para isso, um veículo com bom porta-malas era mandatório. No sentido de trazer à tona essas boas lembranças, o CARDE acaba de iniciar sua primeira exposição temporária de automóveis de 2026: Viagem em Família, uma mostra com 17 veículos objetos de desejo em suas épocas, que acontece até 23 de fevereiro. Representando as décadas de 1950 a 1970, a viagem no tempo começa pela Chevrolet Nomad, de 1956, a exclusiva Simca Jangada, Volkswagen Kombi Turismo, de 1960, DKW Vemag pracinha, de 1966, Volkswagen Variant, de 1971, Citröen DS Break, de 1974, e Chevrolet Caravan SS, de 1978. Já as décadas de 1980 e 1990, quando as station wagons atingiram seu auge, o visitante verá a Ford Belina, a Fiat Panorama, as Volkswagen Parati GLS e GTi e Santana Quantum GLS, além do SUV Chevrolet Veraneio. Após a abertura das importações, na década de 1990, as estrelas são a station wagon da Mercedes-Benz C280 e Audi Avant RS2.

As peruas que fizeram muito sucesso nas décadas que antecederam a virada do milênio, ainda tiveram algum resultando de vendas até 2010, mas entraram em declínio acelerado até 2020, quando a última station wagon produzida no Brasil, a Fiat Weekend, saiu de linha, depois de 23 anos de mercado. O modelo mais longevo no Brasil foi a Volkswagen Parati, produzida por 30 anos ininterruptos (produção finalizada em 2012 e substituída pela VW Spacefox). Apesar do pioneirismo do lançamento da Chevrolet Blazer no Brasil ter ocorrido em 1995, foi a partir de 2020 que houve uma clara substituição das station wagons compactas, derivadas de carros de passeio, por utilitários-esportivos, os SUVs. O primeiro modelo a acelerar essa preferência no País foi o Ford Ecosport, lançado em 2003, como o primeiro SUV compacto do Brasil. “Teremos um 2026 com muitas novidades no CARDE. Além das mostras temporárias, teremos uma constante substituição de parte do acervo, por carros bastante exclusivos e inéditos. Estamos muito felizes com o primeiro ano de operação do museu, o qual ultrapassamos a marca de 100 mil visitantes, fomos duplamente premiados nos mais representativos encontros de carros antigos da Califórnia (EUA), participamos do Salão do Automóvel e tivemos a nossa Ferrari F40 como um dos veículos de maior visibilidade da mostra, e tivemos a alegria da presidente da FLMA, Lia Maria Aguiar, ter sido eleita para o Hall da Fama da Federação Mundial de Antigomobilismo, a FIVA”, detalha Luiz Goshima, curador do CARDE e membro honorário da FLMA.

Confira a lista que estará em exposição

1. Volkswagen Parati GTi 16v 2000 – Vermelha – 1997

2. Volkswagen Parati GLS – Azul – 1983

3. Audi Rs2 Avant – Prata – 1995

4.Chevrolet Nomad – Bronze – 1956 5. Chevrolet Caravan SS – Branca – 1978

6. Volkswagen Santana Quantum GLS – Verde – 1990

7. Citroën DS Break – Verde – 1974

8. Vemag DKW Pracinha – Branco – 1966

9. Mercedes Benz C280 – Azul

10. Chevrolet Veraneio – Bege -1982

11. Ford Belina – Dourada – 1989

12. Volkswagen Kombi Turismo – 1960 13. Volkswagen Variant – Bege – 1971

14. Fiat Panorama – Azul – 1983

15. Chevrolet Caravan Comodoro Bege – 1979

16. Simca Jangada

17. Volkswagen Santana Quantum GLS 2000i – Prata – 1994

Boulevard CARDE, um novo espaço para eventos e mostras temporárias

Inicialmente concebido para o Spring Sale – leilão de carros clássicos de procedência, realizado entre 15 de novembro e 06 de dezembro de 2025, o Boulevard CARDE consolida-se agora como um dos espaços mais versáteis do museu, passando a receber também a exposição “Viagem em Família”. Localizado na área externa do CARDE Museu, próximo à Escola de Restauração, o Boulevard CARDE conta com aproximadamente 600 m² de área, configurando-se como um espaço amplo, aberto e integrado ao conjunto arquitetônico do museu. Além de abrigar exposições temporárias, o Boulevard CARDE foi pensado como um espaço dinâmico, preparado para receber as diversas mostras programadas para 2026, bem como eventos corporativos, como convenções, ativações de marca, experiências institucionais e lançamentos de produtos, sempre em diálogo com a identidade cultural, histórica e estética do CARDE. Versátil e multifuncional, o Boulevard CARDE amplia as possibilidades de ocupação do museu, conectando exposição, experiência e evento em um mesmo ambiente, ao ar livre, acolhedor e cuidadosamente cenografado.

A história do Brasil tendo os automóveis como fio condutor

No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País. Inaugurado em 28 de novembro de 2024, o CARDE já ultrapassou a marca de 100 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que conta com outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão. É uma instituição independente e sem fins lucrativos, que há 17 anos desenvolve projetos nas áreas de arte, cultura, educação, saúde e desenvolvimento social. Anualmente, mais de 700 crianças e adolescentes participam de cursos artísticos profissionalizantes nos Núcleos de Dança, Música e Teatro — que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.

A FLMA conta ainda com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), que oferece atendimento gratuito a alunos, familiares e colaboradores. São mais de 100 mil consultas, exames e procedimentos realizados por ano, incluindo o pioneiro serviço de hemodiálise na cidade. Por meio de parceria com a prefeitura, o núcleo também estende seus atendimentos à população local.

Serviço

CARDE

Exposição Viagem em Família: até 23 de fevereiro.

Ingressos: R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia-entrada)

Endereço:

Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão

Site: www.carde.org

 

E-mail: contato@carde.org

Instagram: @carde.museu

Telefone: (12) 3512-3547

Fechado: terças e quartas-feiras .


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *