A cidade de São Luiz do Paraitinga recebeu entre os dias 20 e o 23 de novembro, pelo terceiro ano consecutivo, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. O evento reuniu 15 filmes nacionais e internacionais, além de shows, encontros e debates. As sessões foram realizadas no Mercado Municipal e na Biblioteca Municipal, e os shows no Coreto Elpídio dos Santos, com toda a programação gratuita.
Programação
Longas nacionais inéditos no circuito que homenageiam grandes nomes e momentos da música nacional estão na programação. “Aldo Bueno: O Eterno Amanhecer”, de Adriano De Luca, revisita a trajetória do cantor e ator paulistano Aldo Bueno; “Alma Negra, Do Quilombo ao Baile”, de Flavio Frederico, mergulha na história da soul music brasileira; “Amor e Morte em Julio Reny”, de Fabrício Cantanhede, revela a intensidade do roqueiro gaúcho Júlio Reny; “As Dores Do Mundo: Hyldon”, de Emílio Domingos e Felipe David Rodrigues, revela a história de um dos maiores nomes da música brasileira; e “As Travessias de Letieres Leite”, de Iris de Oliveira e Day Sena, presta tributo ao maestro baiano idealizador das orquestras Rumpilezz e Rumpelezzinho. Também serão exibidos “Jackson – Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira, que conta a história do cantor, compositor e percussionista Jackson do Pandeiro; “Um Homem de Moral” de Ricardo Dias, que celebra o legado do compositor Paulo Vanzolini; “Os Afro-Sambas: O Brasil de Baden e Vinícius”, de Emílio Domingos, mergulha no processo de criação do álbum de 1966 Os Afro-Sambas, parceria de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Já o longa “Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou o Brasil ao Mundo”, do consagrado diretor Joel Zito Araújo, vencedor da edição de 2025 do In-Edit Brasil, celebra a herança africana na música e no folclore brasileiro por meio de um espetáculo musical vibrante.
Os curtas “Vamembolá”, de Lucila Meirelles e Cid Campos, com depoimentos de Chico Antônio sobre seu encontro com o escritor Mário de Andrade, e” Volta Seca A Favor Do Vento – Cantigas De Lampião”, de Marlon Delano, sobre o cangaceiro do bando de Lampião, autor das clássicas “Acorda Maria Bonita” e “Mulher Rendeira”, também estão na programação nacional.
O festival apresenta ainda quatro documentários internacionais inéditos: “Dory Previn: On My Way To Where”, de Dianna Dilworth e Julia Greenberg, que mostra a força e a vulnerabilidade da compositora americana Dory Previn; “Legacy”, de Manal Masri, no qual filhos de músicos negros do jazz norte-americano revisitam a história de seus pais exilados na Escandinávia; “Nteregu”, de Manuel Loureiro e Roger Mor, que percorre a rica tradição musical da Guiné-Bissau, unindo passado e presente por meio das vozes e ritmos do país; e “Revival 69: The Concert That Rocked The World”, de Ron Chapman, que revive o lendário show em Toronto que marcou a estreia de John Lennon fora dos Beatles.
A programação paralela celebra o encontro entre o cinema e a música. Na abertura, dia 20/11, o Coletivo Paraitinga, com músicos e intérpretes luizenses, fez releituras vibrantes de canções presentes nos filmes da programação. No dia seguinte, o cantor Hyldon, protagonista de As Dores do Mundo, apresentou um show intimista em formato voz e violão, revisitando sucessos que marcaram o soul brasileiro. No sábado, o multi-instrumentista Zé Pitoco comandou o Forró do Zé Pitoco, com a participação especial da cantora Luciana Alves, homenagem dançante a Jackson do Pandeiro.
O festival promoveu dois encontros com convidados no Conversa Afinada. Na sexta, o cineasta Emílio Domingos conversou com a jornalista Lorena Calábria sobre a presença da música negra em seus filmes, que abordam o funk carioca, o álbum Os Afro-Sambas, o cantor e compositor Hyldon, a história da Chic Show, a ascensão da Black Rio e a explosão do Pagode 90.
No sábado, Paulo Bellinati, um dos maiores nomes do violão brasileiro, falou das inovações musicais dos Afro-Sambas de Baden e Vinícius e de seu álbum de 1994, em que recria este grande clássico da música brasileira em duo com a cantora Monica Salmaso. E, para fechar a programação de debates, Lorena Calábria apresentou e comentou a sessão do filme Jackson – Na Batida Do Pandeiro, também no sábado.
In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
O In-Edit Brasil em São Luiz do Paraitinga é uma realização da In Brasil Cultural, da Associação Kinoforum e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O evento foi viabilizado por emenda parlamentar impositiva indicada pelo deputado estadual Carlos Giannazi e tem o apoio da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, através da Secretaria de Turismo, e do Fórum dos Festivais.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

