A graduação é o começo de uma jornada que pode transformar talentos em carreiras e planos em conquistas. Para apoiar ainda mais os universitários nessa caminhada rumo ao sucesso profissional, a UNITAU realizou no Campus JUTA, mais uma edição da Feira de Oportunidades e Empregabilidade, com o objetivo de aproximar estudantes do mercado de trabalho. Ao todo, mais de mil alunos foram acolhidos por marcas e parceiros que acreditam no poder da Educação para transformação social.
O aluno do 3º semestre de Ciências Econômicas, Samuel Victor Santiago dos Santos, foi um deles e aproveitou essa chance para ficar de olho nas vagas de estágio e emprego oferecidas pelas mais de 20 empresas apoiadoras do evento. “O que me motivou a vir, primeiramente, foi o incentivo que recebi. Sempre escuto falar que a gente tem que agarrar as oportunidades que a Universidade nos oferece, já que às vezes ficamos procurando por lugares tão distantes, e a UNITAU nos proporciona tantas oportunidades aqui mesmo. Então, além de conhecer o evento, vim, claro, participar dos processos seletivos abertos”, conta o universitário.
Assim como Samuel, as amigas do 1º semestre de Psicologia, Ana Carolina Trama Ferreira e Júlia Maia Cunha, também encontraram no evento a chance de dar mais um passo promissor rumo ao futuro profissional. Para elas, esse contato com as empresas também deu a oportunidade de compreender melhor essa nova fase da vida. “Eu vim para entrar em contato com esse universo adulto”, brincou Ana Carolina. “A gente entra na graduação sem saber muita coisa sobre processo seletivo e emprego, então acho que essa é uma forma muito interessante de ter esse contato com o mundo profissional desde o início do curso e entender como as coisas funcionam”, completa a caloura.
Já para Júlia, a experiência foi uma forma de começar a entender melhor o que o mercado espera e como se preparar desde já. “Eu acho que é uma porta semiaberta para a gente. Aqui aprendemos como participar de processos, o que procuram em um profissional e, claro, aproveitamos para pegar os brindes”, comenta.
Além de toda a troca de conhecimentos, os “mimos” também fizeram sucesso durante a feira. Mas, para Jonathan William Galvão dos Santos, estudante do 2º semestre de Jornalismo, o foco foi aproveitar o contato direto com os recrutadores.
“A gente sabe que esse olho no olho é muito importante para conseguir uma oportunidade. Pra mim, esse é o grande diferencial da feira, já que atualmente os processos são, em sua maioria, online. Então, o contato aqui está sendo incrível, o pessoal é super atencioso. Eu brinquei agora há pouco em um estande dizendo que o brinde para mim vai ser o estágio. Mas, claro, peguei vários e é uma lembrança bem bacana que a gente leva para casa”, afirma.
Sobre a feira
Neste ano, a Feira de Oportunidades e Empregabilidade chegou a sua 11ª edição e, além da organização da Pró-Reitoria Estudantil (PRE), passou a contar também com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), ampliando sua atuação e abrindo espaço para a estudantes dos anos finais do Ensino Médio da rede de ensino de Taubaté que já miram o Ensino Superior e o futuro profissional. As empresas e parceiros que, junto com a UNITAU, estão comprometidas com o desenvolvimento de novos talentos são:
Associação de Engenharia e Arquitetura de Taubaté, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Alstom, Autoliv, Centro Integração Empresa-Escola (CIEE), Chronos Solutions, Cultura Inglesa, Dataside, Datum K (start up), Ecotec, Gestamp, Guandalini / Tecnotop, Ícone Lean Consulting, Imex Solutions, ISTH – Instituto Somos Todos Humanos, HITT e HUB, Nube, Onesubsea, Perfil Locadora, Sesc, Sesi, Tenaris, Virtual Tech (Pinda), Wizard, UNITAU – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal UNITAU
O superintendente institucional e de inovação do Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) e LinkedIn Top Voice, Rodrigo Dib, conduziu a palestra com o tema “Não planeje só uma carreira, planeje procurar problemas para resolver” e compartilhou sua experiência com os(as) estudantes. “Quando o jovem só ouve falar do mundo do trabalho, é uma coisa. Quando ele está aqui, vivenciando, ele se empolga mais para começar sua carreira”, afirma.
Durante toda a noite, os participantes tiveram acesso a palestras e estandes de empresas multinacionais e da região, que apresentaram suas iniciativas, vagas abertas, programas de estágio e ações voltadas ao desenvolvimento profissional. O público circulou, trocou ideias, compartilhou experiências e, acima de tudo, se inspirou com tudo o que viu por lá.
“Quando o aluno participa desse e outros eventos da Universidade, ele trabalha para que o currículo dele seja mais recheado, rico, pleno e não só no papel. A mente dele se abre muito mais para as possibilidades. Porque, quando um aluno entra e fica apenas em sala de aula, ele vê apenas o básico da formação, que também é muito importante. Mas quando ele se conecta fora da sala com profissionais da área, com gerentes de empresas, funcionários de RH, professores em projetos e vivências, é uma chance de expandir horizontes”, afirma a Pró-Reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues.
Para ampliar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, a UNITAU divulga vagas de estágio e trainee por meio do Núcleo de Oportunidades.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.