Estamos em uma das épocas mais esperadas do ano: as férias de julho. Neste período, as famílias aproveitam para descansar, se divertir, viajar e conhecer novos lugares. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo listou 10 lugares pela capital, interior e litoral paulista que são ideais para visitar nessas férias. Confira!
1. Pinacoteca do Estado de São Paulo
Um dos pontos turísticos mais famosos da capital paulista, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. O local conta com um dos maiores acervos artísticos do Brasil e reúne tanto obras conhecidas, com exposições de artistas consagrados, quanto exposições contemporâneas, com artistas da atualidade. Para as férias de julho, a Pinacoteca preparou uma programação especial completa.
2. Museu de Arte Sacra
De frente à Pinacoteca, está o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), que abriga um dos principais acervos de artes sacras e da religião católica do Estado de São Paulo. O museu faz parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, projetado por Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo brasileiro. O MAS-SP também participa do Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo.
3. Museu da Língua Portuguesa
Ao lado da estação da Luz e próximo da Pinacoteca e do Museu de Arte Sacra está o Museu da Língua Portuguesa, um atrativo turístico que celebra a riqueza do nosso idioma. Entre os dias 9 e 29 de julho, de terça a domingo, das 10h às 17h, o Museu realizará mais uma edição da Estação Férias. A ação celebra a riqueza e a diversidade cultural dos falares da nossa língua, em diálogo com a atual mostra temporária Fala Falar Falares, que destaca a variedade de sotaques brasileiros.
4. Museu do Futebol
Localizado dentro do Estádio do Pacaembu, na capital paulista, o Museu do Futebol faz parte das Rotas do Futebol SP e conta, por meio de fotos, vídeos, itens raros e salas como o futebol faz parte da cultura brasileira. No ano passado, o Museu foi renovado e ganhou novos conteúdos e salas, tudo isso para ser mais diverso, acessível, inclusivo e divertido.
5. Museu Casa de Portinari, em Brodowski
No interior do Estado de São Paulo, próximo de Ribeirão Preto, está a charmosa cidade de Brodowski, onde nasceu o grande pintor Cândido Portinari. Para celebrar o mês de férias das crianças, o Museu Casa de Portinari preparou a programação especial “Férias no Museu” durante todo o mês de julho, com oficinas, jogos, brincadeiras e espaços de leitura que estimulam a criatividade, a convivência e o contato com o universo de Candido Portinari.
6. Museu Carde, Campos do Jordão
Para quem é fã de automóveis e de história, o Museu Carde, em Campos do Jordão, é parada obrigatória. Isso porque o local une carro, arte, design e educação e conta a história do Brasil e do mundo através da evolução dos automóveis, apresentando-os como verdadeiras obras de arte. Para isso, o Carde conta com uma coleção de aproximadamente 100 automóveis icônicos e raros, todos funcionando perfeitamente.
O Museu Carde contou com uma programação especial até o dia 12 de julho, com a exposição temporária “Winter Sale”, que apresentou uma curadoria inédita de automóveis, objetos de arte e memorabilia automobilística com valor histórico e cultural. Além disso, o núcleo educativo funcionará normalmente, com atividades interativas desenvolvidas pelos monitores do Museu e voltadas para públicos de todas as idades.
7. Aquário de Ubatuba
Já pensou em conhecer várias espécies de peixes, descobrir curiosidades sobre a vida marinha, acompanhar a alimentação de tubarões, iguanas e cavalos-marinhos e ainda alimentar pinguins? Tudo isso está disponível no Aquário de Ubatuba, que preparou uma programação especial para o mês de julho com o tema “Todo dia é dia de novidade: diversão, aprendizado e muita interação”!” A agenda conta com atividades educativas, interativas e culturais para todas as idades, reforçando o compromisso com a conservação marinha e a educação ambiental.
8. Gibiteca Municipal, em Santos
Em Santos, na orla da praia, posto 5, está a Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes”. O local reúne cerca de 49 mil títulos, entre obras infantis, mangás, fanzines (publicação feita de fã para fã, muitas vezes de forma artesanal) e de autores nacionais e independentes. Inclusive, há exemplares em inglês e espanhol e HQs para adultos. Se você é leitor da DC Comics ou fã de carteirinha da Marvel, fique(a) tranquilo(a), pois a Gibiteca Municipal conta com histórias em quadrinhos de ambos os universos. Os gibis do Walt Disney e da Turma da Mônica também estão presentes. Ainda, o local dispõe de verdadeiras relíquias como o Almanaque da Tico Tico, de 1936, que é a primeira HQ publicada no Brasil. O acervo é disponibilizado gratuitamente ao público.
9. Hopi Hari, em Vinhedo
Se o objetivo é aproveitar as férias com lazer e muita diversão, a dica é visitar o parque temático Hopi Hari, em Vinhedo. Em julho, o “País Mais Divertido do Mundo” estará com duas ações especiais: crianças de até 12 anos e pessoas que fazem aniversário no mês de julho terão entrada gratuita. Nos dois casos, não há necessidade de acompanhante pagante. Para participar, basta apresentar um documento de identificação com foto nas catracas do parque. A gratuidade é válida em todos os dias de funcionamento do parque durante o mês de julho.
10. Museu Ferroviário, em Jundiaí
No Museu Ferroviário da cidade, os visitantes têm uma experiência imersiva. Tudo começa na entrada, que simula uma estação ferroviária, com a compra de bilhetes e o som de chegadas e partidas de trens, e se estende até seu interior, onde visitante pode embarcar em “estações” temáticas e ver jornais, fotos, documentos e outros itens ligados à história da ferrovia, como malas, baús e mobiliário das estações.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.