Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba são destaque nas Rotas do Queijo

As “Rotas do Queijo de São Paulo”, reúnem 102 queijarias, rotas regionais e experiências em destinos por todo Estado. O objetivo é valorizar a produção dos queijos artesanais, além de estimular o desenvolvimento e promover o queijo tanto no mercado interno quanto no externo, além do turismo gastronômico.

Classificadas em oito rotas estruturadas, as Rotas do Queijo de São Paulo agregam propriedades localizadas em 57 municípios, distribuídos nas Rotas das Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. Já as experiências e destinos queijeiros somam 18.

O Estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O estado de São Paulo garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.

“Objetivo é valorizar a produção dos queijos artesanais, além de estimular o desenvolvimento e promover o queijo tanto no mercado interno quanto no externo, além do turismo gastronômico”

Produto típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). “São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo para vivenciar os processos de produção, experiências no campo, mostras e degustações, além de eventos turísticos dos mais diversos, que incrementam a economia e valorizam a produção e a cultura local”, comenta o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Vale do Paraíba

Paraibuna, São Luiz do Paraitinga, São Bento do Sapucaí, Areias, Cunha, Caçapava, Queluz, Jacareí, Guaratinguetá, Natividade da Serra, Pindamonhangaba e Redenção da Serra representam o Vale do Paraíba na Rotas do Queijo de São Paulo. Em Paraibuna, por exemplo, a Queijos do Rei reúne tradição italiana e ingredientes brasileiros, produzindo desde muçarelas frescas e ricotas cremosas até versões aprimoradas do queijo minas frescal, parmesão e requeijão. Já em São Luiz do Paraitinga, a Lano-Alto produz laticínios feitos com leite cru certificado proveniente de vacas Jersey criadas a pasto. Além disso, o local oferece cursos, degustações, visitas técnicas e hospedagem, permitindo que o visitante tenha uma imersão no universo da agroecologia e da gastronomia de montanha.

Por sua vez, na Queijaria Santa Vitória, em Queluz, o rebanho é acompanhado de perto, com foco no bem-estar animal e na pureza da matéria-prima. A Queijaria oferece queijos frescos, maturados e especiais, além de iogurtes e doces artesanais. Inclusive, alguns já foram premiados em concursos nacionais e internacionais. No local, o visitante encontra uma grande variedade de experiências que vão desde degustações guiadas e visitas técnicas até almoços harmonizados, cavalgadas, hospedagem rural e trilhas, proporcionando uma vivência completa de campo.

Em Caçapava, a Estância Silvânia é o ponto de referência da Rota. Localizada na Rodovia Prefeito Osório da Cunha Lara Neto, a propriedade é reconhecida pela qualidade e inovação na produção de queijos artesanais feitos com leite A2, além de iogurtes, manteigas e doces. Os produtos da Estância já conquistaram medalhas de ouro e super ouro em competições nacionais e internacionais, com rótulos premiados como Primavera Silvânia, Serrinha Cerveja Silvânia, Taiada, Desejo, Valoro, Santa Brigite, Vindouro, Dom Silvânia e Real Silvânia. Além da produção, o local oferece experiências turísticas e educativas, como degustações, visitas técnicas, cursos, workshops, eventos, mini fazendinha e trilhas ecológicas, todas mediante agendamento.

A força do turismo rural e gastronômico de São Paulo

O Estado de São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional — como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O Estado de São Paulo garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.

Municípios participantes

  • Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
  • Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí; Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
  • Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
  • Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança Nascentes;
  • Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel;
  • Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês;
  • Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itaberá, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí;
  • Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.

Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *