Região registra aumento de 21,8% na abertura de novas empresas

O empreendedorismo segue em alta no Estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2025, foram abertas 201.546 novas empresas, um crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 174.501 constituições, de acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no primeiro semestre de 2025, foram abertas 7.539 novas empresas, um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 6.190 constituições.

São José dos Campos lidera com 2.901 novas empresas, seguido por Taubaté (969), Jacareí (641), Caraguatatuba (390), Guaratinguetá (303) e Ubatuba (338). Cidades como Cunha, São José do Barreiro e Santo Antônio do Pinhal também mostraram crescimento expressivo, proporcionalmente ao tamanho de suas populações. Das cidades que compõe a região, apenas Arapeí, Potim, Santa Branca, São Luís do Paraitinga e Silveiras apresentaram queda no número de aberturas de novas empresas. Os municípios de Areias e Redenção da Serra mantiveram o mesmo número.

O avanço no Estado de São Paulo também se reflete no saldo líquido de empresas, diferença entre aberturas e baixas, que alcançou 123.934 no semestre. O número representa um salto de 22,12% na comparação com os primeiros seis meses de 2024, quando o saldo foi de 101.483. “O Estado de São Paulo tem vocação e potenciais gigantes para gerar novas empresas. Há boa logística, mercado consumidor robusto, ambiente de negócios favorável, entre outras características. Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

Para o presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, os dados demonstram o fortalecimento do ambiente de negócios em São Paulo “Esses números mostram que o Estado segue firme como motor do empreendedorismo brasileiro. Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade”, afirma Shimomoto.

Os dados, os mais altos de toda a série histórica iniciada em 1998, confirmam a tendência de crescimento consistente e reforçam o ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo em São Paulo.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *