Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté celebra cinco anos de fundação

O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT) celebrou neste mês de julho seus cinco anos de existência com uma cerimônia solene marcada por homenagens e reconhecimento a personalidades, instituições e startups que contribuíram para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade e região. O evento também foi palco para a entrega do Prêmio Joaninha, criado pelo Instituto CTEM+ para celebrar iniciativas de destaque na ciência, tecnologia e empreendedorismo.

A honraria leva o nome da aviadora Joana Castilho, a “Joaninha”, símbolo de coragem e inovação que inspirou a criação do prêmio. A cerimônia contou com a exibição de um vídeo sobre sua trajetória, e a homenagem à família da aviadora será entregue em breve. O Prêmio Joaninha foi proposto pelo Instituto CTEM+ como uma honraria a ser conferida a personalidades e instituições que, reconhecidamente, tenham impulsionado de maneira expressiva o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo inovador em Taubaté, no Vale do Paraíba e em todo o ecossistema de inovação do Brasil.

Destaca-se que a criação, produção do prêmio, bem como a realização desta solenidade e da Semana de Inovação – que ora se encerra – não representaram qualquer custo ao Município de Taubaté, sendo uma homenagem espontânea, suportada integralmente pelo Instituto CTEM+ dentro de seus objetivos sociais estatutários, como reconhecimento do potencial inovador da “Cidade do Carro Voador”. O Instituto CTEM+ já firmou seu nome entre os grandes institutos de ciência, tecnologia e gestão da inovação do país. Já no ano seguinte à sua criação, em 2019, realizou uma expedição técnica percorrendo aproximadamente 7.800 quilômetros pela fronteira do Brasil, alcançando oito localidades da região amazônica, onde apresentou projetos tecnológicos voltados ao desenvolvimento econômico de estados e municípios da região. Ainda em 2019, foi reconhecido pelo Ministério da Defesa, com o qual firmou um Memorando de Entendimento para intercâmbio de informações, estudos e ações conjuntas em temas estratégicos como Defesa Nacional e Segurança Internacional.

Durante a pandemia de COVID-19, o CTEM+ liderou iniciativas de impacto, como o desenvolvimento de uma solução de inteligência artificial para rastreabilidade e predição de ondas de contágio, em parceria com IBM, Quanam, Aimart e Credilink. Também participou da criação de um novo processo de síntese de polímero espessante para produção mais rápida e barata de álcool em gel, junto ao SENAI/CE e à Universidade Federal do Ceará. Além disso, mobilizou a Base Industrial de Defesa em um projeto nacional de logística emergencial para produção descentralizada de insumos essenciais, e participou do desenvolvimento do respirador emergencial de baixo custo INSPIRE, projeto da Poli-USP com o CTMSP.

Nos últimos três anos, o Instituto CTEM+ também atuou ativamente no Exercício Guardião Cibernético (EGC), maior simulação de defesa e segurança cibernética do Hemisfério Sul, sob a coordenação do Comando de Defesa Cibernética. Nessas operações, instituições públicas, Forças Armadas, setor privado e academia atuaram de forma coordenada para enfrentar ameaças virtuais e proteger infraestruturas críticas como água, energia e telecomunicações. Entre os homenageados da noite, estiveram presentes o Vice-presidente de Industrialização da Eve Air Mobility, Antonio João Carmesini Barcellos; o Comandante da Aviação do Exército, General Emerson Alexandre Januário; o vereador Alberto Barreto, em nome do presidente da Câmara de Taubaté, Richardson da Padaria; e Jefferson Bomjardim, representando o Governo do Estado de São Paulo, em nome do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

O governador Tarcísio de Freitas, embora ausente por compromissos internacionais, enviou ofício de congratulação. Representantes de instituições parceiras como SENAI, CIESP, ACIT, SEBRAE, EPTS, Via Vale Shopping, Sicoob e Faculdade Dehoniana também foram reconhecidos, assim como startups residentes como MoviXpress, AtrativoZAP, SCIEDUC, DATUM-K, SANVIDHA e outras autoridades, como o prefeito de Taubaté, Sérgio Victor; o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Danilo Velloso; a reitora da UNITAU, Nara Lucia Fortes; e o ex-prefeito Ortiz Junior.

Encerrando a noite, Giovani Mariotto (diretor-presidente do Instituto CTEM+) e Altair Emboava (gestor do HITT) fizeram pronunciamentos destacando os avanços do HITT nos últimos anos e os desafios futuros. A cerimônia foi finalizada com um coffee de confraternização entre os presentes. Com cinco anos de trajetória, o HITT consolida-se como referência em inovação, tecnologia e empreendedorismo em Taubaté, simbolizando um espaço de transformação, colaboração e desenvolvimento regional.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *