Semana da Consciência Negra

A Fundação CASA Taubaté promove nesta semana uma série de ações em alusão à Semana da Consciência Negra, com oficinas, palestras e rodas de conversa voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial entre os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

A abertura, ontem (17), contou com uma oficina de pulseiras com miçangas, conduzida por integrantes do Núcleo de Umbanda Pai João de Angola, de Pindamonhangaba. A atividade abordou a origem e o significado das miçangas na cultura africana, além da confecção dos itens, destacando seu papel como forma de expressão cultural e identidade em etnias como Zulu, Xhosa e Iorubá. Também ontem foi realizada uma roda de conversa sobre racismo estrutural, mediada pelo presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, abordando as raízes históricas, as manifestações cotidianas e as políticas de enfrentamento ao racismo no Brasil.

Hoje (18), às 14h, os adolescentes participarão da palestra “O protagonismo da mulher negra no Brasil”, ministrada por Patrícia Daniele Leite, coordenadora da Secretaria Escolar do Senac Taubaté. A atividade discutirá a luta histórica contra o racismo e o machismo, destacando a representatividade, a ancestralidade e a conquista de espaços de poder por mulheres negras.

A programação segue amanhã (19), também às 14h, com a leitura coletiva do livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, conduzida pela pedagoga Olinda Pinto Barbosa e pela coordenadora pedagógica Thaís Renata de Lima, ambas do CASA Taubaté. O livro traz reflexões sobre a prática antirracista no cotidiano e a importância do engajamento coletivo na superação das desigualdades raciais.

O encerramento, no dia 20 de novembro, será marcado pela participação do centro na 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, da qual o CASA Taubaté será um dos 367 pontos espalhados pelo país a receber a mostra. Os jovens assistirão, a partir das 14h, a uma seleção de 12 curtas-metragens, seguida de uma roda de conversa sobre as produções.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *