CARDE e Instituto Pintora Djanira celebram obras da artista modernista

Neste mês de setembro o CARDE abre as portas para receber a exposição temporária “Djanira: o Brasil em pintura”. Em parceria com o Instituto Pintora Djanira, o museu, que une arte, cultura, design e automóveis em Campos do Jordão (SP), vai reunir mais de 30 obras da artista brasileira, cujos trabalhos se destacam por retratar o Brasil e seu povo. A mostra reunirá peças raras e significativas, oferecendo ao público uma oportunidade única de se aproximar do universo criativo e da sensibilidade de uma das maiores pintoras brasileiras.

“Mostra reunirá peças raras e significativas, oferecendo ao público uma oportunidade única de se aproximar do universo criativo e da sensibilidade de uma das maiores pintoras brasileiras”

Entre as obras que estarão expostas estão Sítio de Paraty, 1975; São Cristóvão, C. 1967; SantAna, 1958; Nossa Senhora e anjos, 1958; cena de circo, 1958; Pescador, do álbum Djanira, 1966; criações do álbum Casa de Farinha, de 1974. Além de dezenas de pinturas e gravuras da artista, o público também terá acesso ao poema Viagem, 1960.

Durante o passeio ao CARDE, o visitante também poderá conferir outras centenas de obras de arte espalhadas pelo museu, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas como Candido Portinari, Di Cavalcanti, José Zanine Caldas, Frans Krajcberg, Vik Muniz, Oswaldo Teixeira, Agostinho Batista de Freitas, Heitor dos Prazeres, José Antônio da Silva, Niccolò Frangipane, Yutaka Toyota, entre outros, que auxiliam na construção de uma visão clara sobre cada momento de nossa sociedade no século 20. No período de 04 a 29 de setembro, duração da mostra temporária, o visitante ainda terá a oportunidade de adquirir um lenço exclusivo, com a estampa de uma das principais obras de Djanira – Sítio de Paraty, 1975 -, que será vendido na loja do CARDE. Parte da renda obtida será revertida para o Instituto Pintora Djanira.

Djanira da Motta e Silva

Pintora, desenhista, ilustradora e gravadora, Djanira da Motta e Silva (1914–1979) transformou sua trajetória de vida em obra. Neta de guaranis e austríacos, nasceu em Avaré, cresceu em meio à simplicidade do interior e só começou a desenhar aos 23 anos, durante o tratamento contra a tuberculose. Instalada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, administrou a Pensão Mauá, ponto de encontro de artistas e intelectuais modernos. Entre costuras e desenhos, descobriu sua vocação e, de forma autodidata, aperfeiçoou-se no contato com nomes como Milton Dacosta, Carlos Scliar e Maria Helena Vieira da Silva.

Djanira escolheu retratar o Brasil que via de perto: trabalhadores, festas populares, religiosidade, paisagens e o cotidiano das pessoas comuns. Como apontou o crítico Frederico Morais, construiu em três décadas um verdadeiro inventário afetivo do Brasil, marcado pelo uso vibrante da cor, pela simplicidade geométrica e pela dignidade dos temas. Sua obra é ao mesmo tempo íntima e universal, revelando um país múltiplo, diverso e profundamente humano. Reverenciada em vida e velada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Djanira permanece como uma das vozes mais autênticas e potentes da arte brasileira.

Sobre o CARDE

Inaugurado em novembro de 2024, o CARDE já ultrapassou a marca de 60 mil visitantes. O museu é um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. No meio de uma floresta de araucárias, o CARDE se destaca por seus conceitos inovadores em interatividade, experiência, cenografia e acervo de nível internacional. O museu, um prédio de 6 mil m2, construído em um terreno de 200 mil m² no bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão, conta com iluminação teatral, cenografia rica em detalhes e muita tecnologia, traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País. São aproximadamente 100 veículos, expostos de forma rotativa, selecionados de acervos técnicos que contam com mais de 500 automóveis históricos. O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e representa sua abertura para toda a população brasileira e mundial. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades. A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita os alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. E atende também a população da cidade por meio de parceria com a Prefeitura.

Serviço

Fechado: terças e quartas-feiras Ingressos: R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia) Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão , Site: www.carde.org E-mail: contato@carde.org Instagram: @carde.museu Telefone: (12) 3512-3547


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *