Paratletismo de Taubaté celebra 1º semestre de conquistas e recordes

A equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, fechou o primeiro semestre de 2025 celebrando muitas conquistas e bons resultados nas principais competições nacionais da modalidade. Carregando a tradição de muitas conquistas internacionais de paratletas como André Rocha – Bicampeão Mundial do Lançamento do Disco (F52) e medalhista nos Jogos Paralímpicos de Paris -, e Alessandro “Gigante” da Silva – Tricampeão Mundial e Bicampeão Paralímpico (Rio 2016 e Tóquio 2021) do Lançamento do Disco (F11), a cidade segue sendo destaque. Apenas no primeiro semestre da temporada 2025, a equipe de Taubaté conquistou um total de 29 medalhas, sendo 10 de Ouro, 12 de Prata e 7 de Bronze.

As conquistas vieram nas três primeiras competições do ano: 1ª Fase do Circuito Paulista FPDC de Paratletismo; 1ª Fase do Circuito Nacional Loterias Caixa de Paratletismo; e Fase Internacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo, que contou com adversários de outros países. “Em volume de conquistas, esse balanço de 29 medalhas reflete muito bem o trabalho que estamos desenvolvendo em mais uma temporada na cidade. Com bom apoio da Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, o esporte paralímpico segue dando muitas alegrias e orgulho para os taubateanos.”, destacou Diego Cascardo, técnico da equipe de paratletismo de Taubaté.

Além das medalhas, as primeiras competições do ano renderam boas marcas pessoais. O atleta Wagner Prado quebrou no mês de maio o Recorde Brasileiro do Arremesso e Peso na classe F46, para atletas com comprometimento em membro superior. Na disputa do Circuito Nacional, ele venceu a prova com a marca de 13,09m e estabeleceu o novo recorde nacional. “Estou muito feliz com esse resultado e por ter quebrado pela primeira vez na minha carreira um Recorde Brasileiro. Isso é fruto de muito treino e dedicação, e agradeço demais à comissão técnica da equipe do Esporte Para Todos e da Secretaria de Esportes de Taubaté pelo suporte.”, comentou Wagner.

Entre as novidades para a temporada 2025, o paratletismo de Taubaté contou com a estreia da jovem atleta Kauany Estrela, de apenas 14 anos. Ela é oriunda do trabalho de detecção de talentos na rede municipal de ensino, realizada pelo Centro de Referência Paralímpico Brasileiro – Núcleo Taubaté, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida. A atleta compete nas provas de velocidade, de 100m e 400m, em cadeira de rodas, na classe T54. Kauany ganhou destaque nas competições escolares, e desde 2024 vem sendo convocada para fases de treinamento com a Seleção Brasileira adulta. Em 2025, ela já foi convocada em duas oportunidades. “Kauany é uma atleta de muito talento e que nós tivemos a felicidade de detectar no trabalho feito junto aos alunos da rede municipal de ensino, e trazer para o paratletismo. Ela tem um potencial enorme, e temos trabalhado com muito carinho e cuidado nessa evolução dela. As convocações dela para os períodos de treinos em São Paulo com a seleção adulta só comprovam que temos uma atleta muito importante na nossa equipe.”, comentou Anderson Reis, treinador responsável pelas categorias de base do Paratletismo de Taubaté.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES

O time de Paratletismo de Taubaté terá no segundo semestre vários compromissos importantes. Nacionalmente, a equipe disputará o Meeting Paralímpico de São Paulo (agosto), a 2ª Etapa do Circuito Nacional Loterias Caixa (agosto), a 2ª Fase do Circuito Paulista de Paratletismo FPDC (setembro), os Campeonatos Brasileiros Sub 17 e Sub 20 (outubro), além do Campeonato Brasileiro de Paratletismo (dezembro). A equipe deverá ter também representantes defendendo o Brasil no Campeonato Mundial, que acontecerá de 27 de setembro a 05 de outubro, em Nova Deli, Índia.

O experiente André Rocha, atual vice-líder do Ranking Mundial no Lançamento do Disco F52, deverá ter sua convocação confirmada para sua quarta disputa de um Campeonato Mundial. Alessandro da Silva, no Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso da classe F11, também tem ótimas chances de estar naquela pode ser sua quinta participação em Mundiais.

Sobre o Programa Esporte Para Todos

O projeto congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida e apoio do FADAT – Fundo de Assistência ao Desporto Amador de Taubaté.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *