Secretário de Segurança Pública participa de encontro do Desenvolve Vale

O secretário Estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), esteve nesta semana com os conselheiros do Desenvolve Vale em São José dos Campos, para apresentar um panorama das políticas públicas na área, escutar demandas da região e discutir estratégias para melhorar índices e a sensação de segurança na região do Vale do Paraíba. O evento também contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD); do vice-prefeito da cidade, coronel Wilker Lopes (MDB); do diretor do Deinter-1, delegado Múcio Alvarenga; do comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), coronel PM Luiz Fernando Alves; do comandante do 11º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Glaucio Cafalchio; e dos secretários municipais Rafael Silva (Proteção ao Cidadão) e Bruno Santos (Manutenção da Cidade).

Derrite, que está licenciado do cargo de deputado federal, contou como foi sua trajetória profissional até chegar à secretaria, lembrando os desafios encontrados ao assumir o cargo, em 2023, que envolveram defasagem de pessoal e salarial. “Aos poucos, estamos aumentando o efetivo e buscando melhorias salariais, além de benefícios como

 

 

 

 

 

 

 

 

 

o programa de moradia para policiais”, disse o secretário, que citou ações de segurança implantadas em São José dos Campos como referência para o Programa Muralha Paulista, implantado em todo o Estado.

Um dos temas abordados durante o encontro foi o combate ao crime organizado, assunto ao qual Derrite se dedica há décadas. “Estudo isso há mais de 20 anos, e sei que para enfrentar o problema é preciso estratégia e inteligência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O plano estadual envolve três pilares: monito ramento, busca e captura dos bandidos; inviabilizar a cadeia logística do crime (68% das capturas são feitas pela Polícia Rodoviária Estadual); e impedir a lavagem de dinheiro”, disse.

Segundo ele, foram detectados mais de R$ 30 bilhões sendo lavados em dois anos e meio de monitoramento, e as operações “Downtown” e “Salus et Dignitas” (Saúde e Dignidade) foram importantes para prender criminosos ligados ao tráfico de drogas e fechar hotéis e hospedarias usados para lavagem de dinheiro. Ele destacou que o grande entrave ao setor de segurança pública é a legislação. “É preciso uma reforma do sistema de segurança pública, mas não há como fazer isso se a lei não melhorar. Uma medida urgente é acabar, ou pelo menos limitar, o acesso à audiência de custódia, e acabar com a progressão de regime de cumprimento de pena”, afirmou.

Para ele, conquistas como o aumento de proteção às mulheres, com a adoção de tornozeleira eletrônica para agressores presos em flagrante, e o Núcleo de Observação e Análise Digital – que utiliza policiais infiltrados

 

 

 

 

 

 

 

em plataformas online para monitorar, prevenir e investigar crimes como estupro virtual, incitação ao suicídio e exploração sexual de crianças e adolescentes –, além da Polícia Integrada 4.0, implantada em São José dos Campos, apontam para um caminho promissor no combate ao crime.

Para Kiko Sawaya, CEO e founder do Desenvolve Vale, o encontro permitiu o estreitamento do relacionamento com o comando da polícia no estado e a troca de ideias para melhorar a qualidade de vida nas cidades da RMVale. “A segurança pública é um dos grandes desafios de todo o país. Nunca estive tão otimista com São José e as cidades do entorno. O Vale do Paraíba está vivendo um momento rico e oportuno, e temos que encarar de frente a questão da segurança, em um esforço conjunto pelo desenvolvimento, pela ética e pela moral”, disse.

Anderson Farias também ressaltou a melhoria dos índices de criminalidade na cidade e no estado, e elogiou a atuação do Desenvolve Vale. “Vocês são empreendedores, que, além de gerar empregos, pensam na cidade, trabalham lado a lado com o poder público, empenhados em ter um município melhor”, comentou o prefeito de São José dos Campos.

Sobre o Desenvolve Vale

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é coordenado pelo seu CEO e founder, Kiko Sawaya.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *