Operação combate desmanches irregulares e comércio ilegal de metais

 A  Prefeitura de Taubaté realizou, na última segunda-feira (19), uma operação conjunta para fiscalizar estabelecimentos suspeitos de atuar no desmanche irregular de veículos. A ação mobilizou 61 agentes de segurança e fiscalização, distribuídos em 36 viaturas, e contou com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São José dos Campos. A ação integrou esforços da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Corpo de Bombeiros e equipes da Fiscalização de Posturas do município.

“Objetivo da Operação Ferro Velho, é de coibir a receptação e a comercialização ilegal de fiação de cobre e outros metais furtados”

Ao todo, nove estabelecimentos foram fiscalizados. Três estavam fechados no momento da ação. Nos demais, as equipes encontraram nove infrações administrativas, entre elas: ausência de etiquetas de rastreabilidade de peças, piso sem impermeabilização, realização de atividade diversa da autorizada (como desmontagem não licenciada), venda de peças proibidas e funcionamento sem acesso ao Sisdev (Sistema Estadual de Credenciamento de Empresas do Setor de Desmontes do Detran-SP). Um dos locais foi notificado pela falta do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Já outro teve as atividades lacradas e os materiais inventariados pelas autoridades.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Taubaté, o objetivo da ação foi coibir práticas ilegais relacionadas ao comércio de peças automotivas e dar respaldo à atuação dos órgãos de fiscalização. A operação faz parte das estratégias da Prefeitura Municipal com base nas reuniões do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) e continuará sendo realizada conforme o planejamento conjunto entre o município, as forças de segurança e os demais órgãos de fiscalização envolvidos.

Operação Ferro Velho

A Prefeitura de Taubaté também segue intensificando as ações da Operação Ferro Velho, visando coibir a receptação e a comercialização ilegal de fiação de cobre e outros metais furtados no município. Na última semana, mais uma etapa da operação foi realizada, com fiscalização em estabelecimentos que atuam na compra desses tipos de materiais. Estabelecimentos foram vistoriados pelas equipes de fiscalização nos bairros Estiva, Vila São Geraldo e Alto São Pedro. Mais do que vistoriar comércios de recicláveis, a ação visa interromper a cadeia de receptação de materiais furtados, como fios e peças metálicas retiradas ilegalmente de prédios públicos e equipamentos urbanos. A Operação Ferro Velho, coordenada pela Prefeitura, reúne os esforços da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Fiscalização de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e CAS (Centro de Controle de Animais Sinantrópicos).


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *