Interior de SP: Homicídios e latrocínios atingem à menor marca da história

A queda dos homicídios e latrocínios atingiu uma marca histórica nas cidades do interior de São Paulo. Em sete meses, o número de mortes é o menor desde o início da série histórica, em 2001. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 846 homicídios dolosos no interior paulista, quando há intenção de matar — em julho foram 116. A quantidade no acumulado é 6,8% menor na comparação com 2024, quando houve 908 crimes. É o quarto ano seguido de redução nas mortes intencionais. Em 2022, as cidades do interior registraram 1.025 crimes. No ano seguinte, foram 939 homicídios dolosos no mesmo intervalo.

A queda reflete as ações integradas entre as forças de segurança em todo o território paulista

O latrocínio, roubo seguido de morte, é outro crime que chegou ao menor patamar no interior do estado. Em julho, foram oito casos. Nos sete meses do ano houve 35 latrocínios. A queda em relação a 2024 chega a 33,9%. Na época, foram investigados 53 roubos seguidos de morte. “A redução é o indicador de que estamos no caminho certo com uma atuação integrada das forças de segurança, apoiada em tecnologia e inteligência policial. Isso tem efeito direto nesse tipo de crime. Continuaremos intensificando essas ações de inteligência, prevenção e presença policial para que a tendência se consolide em todo o estado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Em todo o interior, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) investigaram 84 feminicídios neste ano. Entre janeiro e julho do ano passado aconteceram 85 crimes em razão do gênero. São Paulo possui a maior rede de Delegacias de Defesa da Mulher do país, com 142 unidades territoriais e 170 Salas DDM implantadas em plantões policiais, oferecendo atendimento especializado 24 horas por dia. Cerca de 100 dessas unidades foram criadas nos últimos três anos. As iniciativas seguem sendo ampliadas para garantir mais segurança e justiça às vítimas e à população.

Crimes patrimoniais

Os crimes patrimoniais seguem em tendência de queda nas cidades do interior de São Paulo. Casos de roubos e furtos em geral acumulam reduções significativas nos últimos meses. Os roubos, que incluem carga e a banco, chegaram ao menor patamar em sete meses. Entre janeiro e julho, aconteceram 16.203 ocorrências, 21,4% a menos que no mesmo período de 2024, quando aconteceram 21.144 crimes. Os casos de furtos e furtos de veículos também reduziram. Somados, a queda foi de 2,7%, passando de 148.801 registros no ano passado para 144.690 em 2025. Conforme a análise da Secretaria da Segurança Pública, os índices criminais acumulam quedas consecutivas no acumulado de sete meses na atual gestão. Os roubos de veículos também tiveram redução no ano. Entre janeiro e julho, foram 3.662 denúncias, 13,7% a menos que igual período de 2024, quando aconteceram 4.245 registros policiais. Como resposta ao crime organizado, as polícias Civil e Militar recuperaram 10.998 veículos com queixas criminais nas cidades do interior do estado. No período, 4.846 armas de fogo ilegais foram apreendidas, e 92,9 toneladas de drogas apreendidas pelas forças de segurança — o que representa um salto de 24,6% no volume. Ainda conforme os dados, no interior 82.065 infratores foram presos ou apreendidos em sete meses. A quantidade é 10,4% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *