A Polícia Militar do Estado de São Paulo lançou a Operação Romeiro 2025, que visa oferecer segurança para os peregrinos que vêm ao Santuário Nacional por meio das Rotas da Devoção. O Comandante Geral da PM do Estado de São Paulo, Cel PM José Augusto Coutinho, destacou que, neste ano, cerca de 2300 policiais vão atuar na operação. A tropa reúne o comando de aviação, a Polícia Ambiental, a Polícia Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, BAEP, policiamento territorial e o policiamento de trânsito.
“Eu tive a oportunidade no ano anterior de fazer o Caminho da Fé, sei a dificuldade que é e sei da importância de termos a polícia militar acompanhando em todo esse evento para dar segurança tanto para a população, como para aqueles que vêm em destino ao Santuário. Saber, que nessa operação teremos empenhados quase 2300 policiais diretamente”, afirmou.
O Secretário de Segurança, Guilherme Derrite, complementou a fala do comandante geral da PM, fazendo um balanço do ano anterior e reforçando as expectativas para este ano. “Cerca de 9 milhões de pessoas passaram por aqui no ano passado e a tendência em 2025, é receber o mesmo público e ainda mais, motivo pelo qual o planejamento operacional por parte da Polícia Militar previu aqui um emprego de 2285 policiais militares do início da operação até dia 12 de outubro e lembrando que os dois finais de semana que antecedem a data comemorativa nós teremos a presença maciça da academia de polícia militar do Barro Branco, escola de soldados, reforçando e apoiando o efetivo territorial”.
O vice-governador, Felício Ramuth, esteve presente no evento e reafirmou o compromisso da PM com esta operação, destacando em números o efetivo que vai estar a trabalho. Além da operação que visa manter a segurança do devoto, o Santuário também lembra os fiéis sobre o cuidado com a saúde e hidratação no percurso, além de reforçar as Rotas da Devoção disponíveis para uma peregrinação segura.
Descubra mais sobre Voz do Vale Online
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.