Campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo de combate ao suicídio foi pauta de uma audiência pública realizada pela Câmara de Taubaté. A condução dos trabalhos foi dividida entre os vereadores Jessé Silva (Podemos) e Talita (PSB), autores do requerimento de convocação do debate.

A psicóloga da Secretaria de Saúde, Claudia Fabiana de Jesus, ressaltou a importância da escuta e do acolhimento de pessoas em sofrimento. Taubaté tem um grupo de prevenção ao suicídio, que realiza visitas por meio de notificações sobre pessoas que tentaram suicídio. Nos três Centros de Apoio Psicossocial há grupos que atendem pessoas neste contexto.

A psicóloga da UNITAU, Ma riana Vilela Abrantes, ressaltou a iniciativa desenvolvida pela Pró-Reitoria Estudantil, voltada aos alunos, no Núcleo de Bem-Estar e Saúde Mental, chamada de Projeto de Apoio Psicossocial (Paps).

A neuropsicóloga Silvia Marcondes ressaltou o preconceito que impede as pessoas de procurarem ajuda. Ela afirmou que a prevenção ao suicídio consiste em tirar os olhos das telas e olhar pessoas, se relacionar.

O médico psiquiatra Iago Fernandes de Almeida relatou sua experiência pessoal com problemas de depressão e ansiedade diante da sensação de não pertencimento, por conta da demora para receber diagnósticos de autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Os vereadores Nicola Neto (Novo), Nunes Coelho (Republicanos) e Rodson Lima Bobi (PRD) participaram da audiência


Descubra mais sobre Voz do Vale Online

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.


Mais imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *